Pernambuco, 11 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Estudantes da rede municipal do Jaboatão estreiam curta "Os Guardiões da Floresta" no Cine PE

A iniciativa permitiu que os estudantes mergulhassem no universo do audiovisual, vivenciando todas as etapas de uma produção cinematográfica e conhecendo diferentes profissões.

08 de junho de 2026 às 10:43   - Atualizado às 10:57

Estreia do curta-metragem Os Guardiões da Floresta.

Estreia do curta-metragem Os Guardiões da Floresta. Foto: Divulgação

A estreia do curta-metragem Os Guardiões da Floresta, produzido com a participação de estudantes da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), ocorreu na última sexta-feira, 5 de junho, durante a programação do Cine PE, realizada no Cinema do Teatro do Parque, no Recife. O filme, inspirado na lenda da Cumade Fulozinha, encantou o público ao unir educação, cultura popular e preservação ambiental em uma narrativa construída pelos próprios alunos.

A filmografia foi realizada em conjunto com a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a Bertini Produções, o projeto proporcionou aos estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Escola, em Candeias, uma experiência completa no universo do audiovisual, permitindo que acompanhassem e participassem de todas as etapas da produção cinematográfica, desde a criação do roteiro até as gravações e a exibição em um dos mais importantes festivais de cinema do país. A Secretária Municipal de Educação do Jaboatão, Michely Almeida, classificou a parceria como fundamental na vida dos pequenos.

“Estes alunos jamais esquecerão esse momento. Sou professora da rede municipal e participei desde o início dessa parceria. Foi fantástico. Equipes dedicadas a ensinar e os nossos estudantes realizando um verdadeiro sonho materializado nesta noite aqui no CINE PE”, afirmou Michely Almeida.

A sessão reuniu estudantes, familiares, professores, gestores da educação municipal e representantes da cultura pernambucana. Para muitos dos jovens envolvidos, ver o resultado do trabalho na tela grande representou a realização de um sonho e a oportunidade de compartilhar com o público uma história inspirada no rico patrimônio cultural nordestino.

Antes da exibição do curta, o público acompanhou um vídeo especial em homenagem a Alfredo Bertini, produtor cultural, escritor e idealizador do Cine PE, relembrando sua trajetória, sua contribuição para o cinema brasileiro e seu compromisso com a formação de novos talentos. A homenagem reforçou o reconhecimento de sua importância para a cultura pernambucana, a após seu falecimento na última sexta-feira. 

Veja Também

Parceiro da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes desde 2024 em projetos voltados ao audiovisual na rede municipal, Bertini foi um dos grandes incentivadores da participação dos estudantes na produção cinematográfica e teve papel fundamental na concretização de Os Guardiões da Floresta. Seu legado esteve presente em cada cena exibida na tela, tornando a sessão ainda mais simbólica.

O prefeito Mano Medeiros destacou o orgulho de ver estudantes da rede municipal ocupando um espaço de destaque em um dos mais importantes festivais de cinema do país e ressaltou o impacto da iniciativa na formação dos jovens.

“Hoje é um dia de muito orgulho para Jaboatão dos Guararapes e também de profunda emoção. Ver nossos estudantes participando de um festival tão importante como o Cine PE mostra que investir em educação, cultura e arte é abrir portas para o futuro. Este projeto permitiu que os jovens conhecessem cada etapa da produção audiovisual, desenvolvessem talentos e valorizassem as histórias e tradições da nossa cultura popular. Ao mesmo tempo, prestamos nossa homenagem a Alfredo Bertini, que acreditou no potencial desses estudantes e deixou uma contribuição inesquecível para o cinema, para a cultura e para a formação de novas gerações”, afirmou o prefeito.

A iniciativa permitiu que os estudantes mergulhassem no universo do audiovisual, vivenciando todas as etapas de uma produção cinematográfica e conhecendo diferentes profissões ligadas ao setor. Mais do que produzir um filme, eles aprenderam a construir narrativas, trabalhar em equipe, desenvolver a criatividade e compreender o valor da arte como instrumento de educação e transformação social.

Entre os participantes está Laura Doya, de 13 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal Nossa Escola, que atuou como roteirista e integrante da equipe de produção. Para ela, a experiência representou uma descoberta pessoal e profissional.

“Foi uma experiência muito legal e que abriu portas para a minha autodescoberta. Eu sempre gostei de cinema, mas depois do documentário comecei a enxergar tudo de outra forma. Passei a entender o lado técnico, a analisar o posicionamento das câmeras, o roteiro, a escolha dos personagens. Hoje, quando assisto a um filme, consigo observar muito mais do que aquilo que aparece na tela. Isso despertou ainda mais meu interesse pelo cinema e me fez perceber um lado meu que eu ainda não conhecia”, contou a estudante.

O depoimento de Laura traduz o principal legado do projeto: despertar talentos, ampliar horizontes e mostrar aos estudantes que a cultura e a arte também podem abrir caminhos para o futuro. A experiência proporcionou novos olhares sobre o cinema e fortaleceu o protagonismo dos jovens, que participaram ativamente de todas as etapas da construção do curta.

Ao transformar uma das mais conhecidas lendas do imaginário popular nordestino em produção audiovisual, o projeto também contribuiu para a valorização da cultura popular e da identidade pernambucana. Por meio da arte, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender com as histórias que atravessam gerações, preservando tradições e fortalecendo o sentimento de pertencimento à sua comunidade.

O sucesso da exibição de Os Guardiões da Floresta reafirma a importância de iniciativas que aproximam educação, cultura e arte, mostrando que a escola também é um espaço para sonhar, criar e revelar talentos. Em uma noite marcada pela celebração da aprendizagem, da cultura popular e da criatividade dos jovens jaboatonenses, o curta tornou-se também uma homenagem ao legado de Alfredo Bertini, que dedicou sua vida a contar histórias e a inspirar novas gerações a fazerem o mesmo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:14, 11 Ago

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cantora gospel Julliany Souza.
Marca

Julliany Souza alcança marca inédita no gospel brasileiro no Spotify

Dentre seus hits, "Quem É Esse?" se transformou em um dos principais sucessos da carreira e alcançou a 30ª colocação como melhor posição na Billboard Brasil Hot 100.

 Palhaço Sequinho, personagem interpretado pelo artista Pedro Milhomens
Teatro

Espetáculo "Caminhos" leva teatro e circo gratuitamente a oito comunidades do Pajeú em Pernambuco

Montagem protagonizada pelo Palhaço Sequinho circula por oito cidades do Sertão de Pernambuco entre 13 e 22 de agosto.

Fafá de Belém, Jota Quest, Toni Garrido e muitos outros agitam o Festival PE Meu País em Bezerros.
Cultura

Festival PE Meu País em Bezerros recebe Fafá de Belém, Jota Quest, Toni Garrido e mais; veja dias e horários

A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas circulem pela cidade durante a passagem do evento, com movimentação econômica estimada em aproximadamente R$ 10 milhões.

mais notícias

+

Newsletter