Pernambuco, 24 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Cineasta cria vaquinha virtual para finalizar curta metragem “Território em Trânsito” no Sertão de Pernambuco

17 de novembro de 2023 às 11:22

A cineasta Renna Costa, nascida em Desterro (SC) mas residente em Buíque, no sertão de Pernambuco, criou uma vaquinha virtual para finalizar o curta metragem “Território em Trânsito”. Desde 2018, a multiartista tem produzido material audiovisual e performances livres, acumulando prêmios e aclamações mas ainda na luta por melhores cachês e mais apoio.

“Toda a minha produção é extremamente bem feita. As pessoas pensam que tenho uma equipe enorme por trás, mas às vezes sou apenas eu mesma”, relembra.

O Sertão de Pernambuco tem sido o principal palco de Renna na jornada de criação e produção, para além de participações em audiovisuais, performances e shows, ela ainda acumula a pós produção de seu curta metragem “Território em Trânsito”, projeto iniciado em 2018 com o auxílio do Funcultura mas que, precisa de ajuda financeira para sua finalização.

“A perspectiva de contar com a ajuda de editais públicos é sempre incrível, mas nem sempre as coisas saem como planejado, como no caso do curta. Por isso criamos uma vaquinha virtual, porque os apoios são poucos e é preciso finalizar o curta com qualidade e acessibilidade”, descreve a artista, que é diretora e roteirista do projeto.

“Todos podem ajudar com o que for possível. O que a gente gostaria mesmo era de criar uma corrente de solidariedade com quem é simpatizante da resistência que é fazer arte no Sertão ou quem é da comunidade LGBTQIAP+ e gostaria de participar do projeto de alguma maneira”, reflete Renna.

Como contrapartida, os participantes da vaquinha terão acesso ao filme em primeira mão.

“Foi a melhor forma que achei de agradecer”, descreve.

Múltipla e disponível

A arte de Renna Costa é múltipla e parte dela está acessível para apreciação na web. “Acho que é importante a democratização de nossas performances, até para que se tornem referência e inspirem outros artistes”, reflete a multiartista.

"BALDÍA", de 2018, foi eleito Melhor Filme e Melhor Atriz da Mostra Agreste pela atuação e direção no curta-metragem

“Lamento de Força Travesti”, circulou por mais de 40 mostras e festivais pelo Brasil e na Europa, acumulando 8 prêmios como incluindo Melhor Videoclipe Nacional no FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (GO), Melhor Roteiro no 8o Recifest - Festival de Cinema da Diversidade Sexual e Gênero (PE) e Melhor Direção de Arte no 13o Festival de Cinema de Triunfo (PE).

Continue lendo...
TAGS

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

12:19, 24 Mar

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Talão de aposta da Mega-Sena.
Aposta

Mega-Sena: prêmio acumulado de R$ 10 milhões é sorteado neste sábado (22); veja como participar

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa noYouTube e noFacebook das Loterias Caixa.

Logo da TV Globo e atriz Roberta Rodrigues.
Reparação

Globo é condenada a pagar indenização de R$ 500 mil a atriz por racismo e assédio moral

De acordo com o processo, o ambiente de trabalho da novela "Nos Tempos do Imperador" teria sido marcado por práticas discriminatórias.

Gilson Machado Neto.
Atração

Gilson Machado vai se apresentar no São João de Caruaru 2025

O ex-ministro de Bolsonaro vai se apresentar junto com a banda Brucelose, que completa 30 anos de carreira neste ano.

mais notícias

+

Newsletter