Pernambuco, 23 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministro MORAES rejeita incluir LULA em INVESTIGAÇÃO de presentes oficiais por conta de RELÓGIO DE LUXO

Segundo o magistrado, não há indícios mínimos da ocorrência de ilícito criminal que justifique a medida.

07 de novembro de 2023 às 19:54

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou o pedido do deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil/SE) para investigar o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ter deixado de registrar um relógio de pulso na lista oficial de presentes recebidos de autoridades estrangeiras. Segundo o ministro, não há indícios mínimos da ocorrência de ilícito criminal que justifique a medida, no mesmo sentido da posição manifestada pela Procuradoria-Geral da República. Relógio O pedido foi apresentado pelo parlamentar no Inquérito (INQ) 4874. Ele alegava que o próprio presidente teria admitido, em lives transmitidas em julho deste ano, que teria recebido um relógio da marca Piaget do ex-presidente francês Jacques Chirac, durante as celebrações do Ano do Brasil na França, em 2005. Leia mais: >>> PGR é contra pedido para INVESTIGAR LULA por relógio de LUXO: ‘claro viés político’ O argumento era o do princípio da isonomia, considerando que o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo investigado criminalmente por fato semelhante. Sem indício real Ao rejeitar o pedido e determinar seu arquivamento, o ministro Alexandre de Moraes explicou que a justa causa, exigência legal para a instauração e a manutenção de investigação criminal, exige a presença de três componentes: a conduta tem de caracterizar um crime (tipicidade), ser punível (punibilidade) e ser viável, ou seja, ter indícios fundados de autoria (viabilidade). No caso, o ministro verificou que não há nenhum indício real de crime nem qualquer informação relevante que justifique a instauração de inquérito ou de investigação. “A instauração ou a manutenção de investigação criminal sem justa causa constituem injusto e grave constrangimento aos investigados”, concluiu. Supremo Tribunal Federal

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:47, 23 Jun

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Governo de Pernambuco
Professores

Precatórios do FUNDEF: pagamento da 4ª parcela deve ocorrer em julho de 2025

Professores da educação básica aguardam com expectativa os valores que devem ser liberados pelo Governo Federal nas próximas semanas.

Como aliviar a ressaca.
Dica

Como aliviar a ressaca? Veja cinco estratégias para recuperar o bem-estar

A famosa ressaca é o resultado da desidratação e do acúmulo de substâncias tóxicas no organismo, principalmente o acetaldeído.

Greta Thunberg
Guerra

Greta Thunberg e ativistas são detidos por Israel e confrontados com vídeos das atrocidades do Hamas

As autoridades israelenses interceptaram o navio após o grupo desobedecer restrições impostas na região costeira da área em conflito.

mais notícias

+

Newsletter