Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco: quase 500 incêndios já foram causados por redes irregulares de telecomunicações em 2025

Diante desta realidade, a distribuidora tem liderado ações de ordenamento em todo o Estado.

Gabriel Alves

19 de maio de 2025 às 19:26   - Atualizado às 19:27

Postes pegando fogo no Recife, em Pernambuco.

Postes pegando fogo no Recife, em Pernambuco. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

Redes de telecomunicações instaladas de forma irregular já provocaram 483 incêndios em postes de energia somente este ano, em Pernambuco. Em 2024, foram aproximadamente 1,1 mil ocorrências desse tipo. A preocupante estatística divulgada pela Neoenergia Pernambuco acende um alerta: a ocupação desordenada de postes por cabos de telefonia e internet, fora dos padrões de segurança, coloca a população em risco real de acidentes graves.

Segundo a distribuidora, os focos de incêndio em postes têm relação direta com o acúmulo de fios e caixas instalados por empresas de internet sem o devido critério técnico.

“Quando esses cabos entram em curto, o fogo se espalha rapidamente, inclusive provocando o rompimento de fios de energia. Isso representa risco de choques elétricos, interrupção no fornecimento e danos à vida das pessoas”, explica Fábio Barros, gerente operacional da Neoenergia Pernambuco.

Diante desta realidade, a distribuidora tem liderado ações de ordenamento em todo o Estado. Em 2024, foram removidas mais de 100 toneladas de cabos e caixas irregulares. Nos últimos quatro anos, o total já ultrapassa 310 toneladas. A empresa atua com base nas resoluções conjuntas da Aneel e Anatel, que determinam que qualquer ocupação dos postes deve seguir normas técnicas rigorosas.

Além das empresas que descumprem os padrões, a distribuidora também enfrenta casos de ocupações clandestinas, em que provedores instalam seus cabos sem autorização e sem qualquer controle. Essas instalações improvisadas, além de poluírem visualmente as cidades, sobrecarregam a estrutura dos postes, aumentam o risco de incêndios e comprometem a integridade da rede elétrica.

Veja Também

A Neoenergia Pernambuco afirma que as operações de ordenamento vão continuar em ritmo intensificado.

“Nossa prioridade é proteger vidas. A retirada dos cabos fora do padrão é uma medida de segurança urgente e necessária”, reforça Barros.

A empresa também notifica regularmente as operadoras para que adequem suas redes conforme os critérios estabelecidos pelas agências reguladoras.

Da redação do Portal com informações da Neoenergia Pernambuco.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:04, 06 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Programa Pé-de-Meia oferece incentivo financeiro para estudantes do ensino médio público inscritos no CadÚnico.
Brasil

Pé-de-Meia: veja quem tem direito e como participar do programa para estudantes

Iniciativa do governo oferece incentivo financeiro para alunos do ensino médio público inscritos no CadÚnico.

Volkswagen T-Cross lidera o ranking dos SUVs mais vendidos no Brasil em fevereiro de 2026.
Automóveis

SUVs mais vendidos do Brasil em fevereiro de 2026: T-Cross lidera ranking

Volkswagen domina as duas primeiras posições do ranking de SUVs mais vendidos, seguida pelo Hyundai Creta no mercado brasileiro.

Sorteio do concurso 1184 nesta quinta-feira (05/03), dia de sorte.
Dia de Sorte

Resultado do Dia de Sorte 1184 (05/03) acumula e prêmio estimado sobe para R$ 1,5 milhão

Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador com 7 acertos; milhares de apostas receberam prêmios nas demais faixas.

mais notícias

+

Newsletter