Criadores de Angry Birds. Foto: Reprodução/Internet
Antes de se tornarem responsáveis por uma das franquias mais populares do mundo, os fundadores da Rovio acumularam nada menos que 51 jogos fracassados. O estúdio finlandês só viu a maré virar em 2009, com o lançamento do 52º título: Angry Birds.
A aposta arriscada em pássaros mal-humorados e um estilingue não apenas conquistou bilhões de jogadores, mas também salvou a empresa da falência iminente.
Fundada em 2003, inicialmente com o nome Relude, a Rovio nasceu da iniciativa dos primos Niklas e Mikael Hed, com apoio financeiro de Kaj Hed, pai de Mikael e investidor experiente em start-ups.
O capital inicial de 1 milhão de euros parecia promissor, mas a trajetória foi marcada por anos de dificuldades, projetos mal-sucedidos e corte de funcionários.
No início de 2009, a situação era crítica: as contas estavam no vermelho e havia risco real de encerrar as atividades.
Foi nesse cenário que a equipe decidiu colocar todas as fichas em um jogo simples e viciante, voltado inicialmente para o iPhone. Em 11 de dezembro de 2009, Angry Birds chegou à App Store e rapidamente se tornou febre mundial.
O sucesso foi tão grande que a marca se expandiu para mais de 30 mil produtos licenciados, incluindo brinquedos, pelúcias, material escolar, bebidas e roupas.
Até 2023, a franquia acumulou bilhões de downloads e gerou continuações, séries animadas e dois filmes. A história de persistência da Rovio ganhou um capítulo milionário quando, em 2023, a empresa foi vendida por US$ 775 milhões.
Angry Birds é um jogo de lógica lançado em 2009 pela Rovio, no qual o jogador usa um estilingue para lançar pássaros com habilidades especiais contra estruturas protegidas por porcos verdes.
O objetivo é derrubar todos os porcos usando o menor número de pássaros possível, aproveitando a física realista para causar o máximo de destruição.
Com fases desafiadoras, humor leve e jogabilidade simples, o game se tornou um fenômeno mundial e gerou diversas continuações, produtos e até filmes.
3
4
13:09, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Para muitos foliões, os energéticos se tornaram aliados indispensáveis para aguentar longas horas de blocos, trios e desfiles.
Mesmo quem não conhece costuma reconhecer a máscara, o silêncio e a atmosfera de suspense que cercam o personagem.
Da estreia de Pelé e Garrincha à inovação tática do 4-2-4, veja os fatos que consagraram a Seleção Brasileira na Suécia.
mais notícias
+