As manhãs com neblina, os cafés ao ar livre com vista para o vale e as hospedagens em chalés reforçam o charme da serra que, por vezes, custa menos.
Serra da Mantiqueira. Foto: Santo Antônio do Pinhal.
Às margens da Serra da Mantiqueira, em Santo Antônio do Pinhal interior de São Paulo, tem conquistado cada vez mais visitantes que procuram clima de montanha sem pagar os altos custos de Campos do Jordão.
Apesar da proximidade entre as duas cidades , somente cerca de 29 km separam uma da outra, Pinhal se destaca pelo custo mais acessível combinado a uma atmosfera semelhante.
Com altitude que ultrapassa 1.600 metros em pontos como o Pico Agudo, Santo Antônio do Pinhal oferece vistas panorâmicas e clima ameno o ano inteiro. Essa elevação explica grande parte da sensação térmica de “serra de verdade”, segundo especialistas.
Enquanto Campos do Jordão atrai multidões e inflaciona hospedagens e alimentação, Santo Antônio do Pinhal aparece como alternativa com tarifas mais ajustadas. Segundo reportagens recentes, a cidade oferece hospedagem e serviços em valores mais baixos, o que tem atraído casais, famílias e quem busca tranquilidade.
Além das cachoeiras, trilhas e mirantes, Pinhal investe em turismo de baixo impacto, com atrações que misturam natureza e cultura, por exemplo, a forte presença da comunidade japonesa no município e o astral mais sereno que o da vizinha cidade de turismo massificado.
A sensação de frio em Santo Antônio do Pinhal vai além das temperaturas: a vegetação de araucárias, a neblina típica da serra e a altitude elevada criam um ambiente de serra autêntico. Esses elementos se combinam para mostrar que a cidade é “quase Campos” em clima mas com seus próprios diferenciais.
Para quem vem da capital ou de regiões mais quentes, o frio lá em Pinhal causa surpresa e agrada. As manhãs com neblina, os cafés ao ar livre com vista para o vale e as hospedagens em chalés reforçam o charme da serra que, por vezes, custa menos.
Quem deseja conhecer um destino de montanha sem o bolso pesado, pode considerar visitar Santo Antônio do Pinhal em temporada de inverno ou até fora dela pois seu apelo natural permanece o ano todo. A cidade conjuga clima frio, natureza abundante e preços mais convidativos, o que tem convencido cada vez mais turistas a trocar Campos do Jordão pela “vizinha mais econômica”.
Com essa combinação de fatores, Santo Antônio do Pinhal se posiciona como opção inteligente para quem quer curtir a serra, a natureza e o frio de montanha mas sem os preços elevados que acompanham os destinos mais populares.
3
4
07:13, 05 Mar
27
°c
Fonte: OpenWeather
Mundial nos Estados Unidos, Canadá e México amplia número de partidas e muda fase de grupos.
Sorteio de 4 de março não teve ganhadores nas duas principais faixas.
Sorteio em São Paulo não tem ganhador na faixa principal e paga R$ 97 mil a duas apostas.
mais notícias
+