Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cabelos brancos têm ligação com câncer? Veja o que dizem os pesquisadores

A equipe analisou como as células-tronco dos melanócitos, responsáveis por gerar pigmento nos fios, reagem quando sofrem danos no DNA.

Isabella Lopes

22 de novembro de 2025 às 14:36   - Atualizado às 14:37

Cabelos Brancos.

Cabelos Brancos. Foto: Freepik.

Uma nova pesquisa conduzida na Universidade de Tóquio trouxe um olhar diferente sobre o surgimento dos cabelos brancos. O estudo, publicado na revista Nature Cell Biology, indica que o embranquecimento pode ser resultado de um mecanismo natural do corpo para limitar o risco de câncer, especialmente o melanoma.

A equipe analisou como as células-tronco dos melanócitos, responsáveis por gerar pigmento nos fios, reagem quando sofrem danos no DNA. Essas células ficam nos folículos capilares e ajudam a manter a cor dos cabelos ao longo da vida.

Como o corpo reage aos danos no DNA

Os pesquisadores acompanharam o comportamento das células em camundongos e estudaram padrões de expressão gênica para entender como elas se comportam diante de diferentes tipos de estresse. Quando as células sofrem quebras importantes no DNA, elas entram em um processo chamado senodiferenciação, no qual deixam de se multiplicar e são eliminadas.

Essa reação, ativada pela via p53-p21, provoca o embranquecimento dos fios. Segundo os autores, esse tipo de resposta funciona como uma barreira que impede a permanência de células potencialmente perigosas no organismo.

O estudo também observou que as células-tronco dos melanócitos não seguem esse caminho quando expostas a agentes cancerígenos, como radiação ultravioleta B ou compostos químicos específicos. Nessas situações, elas continuam a se autorrenovar, impulsionadas pelo ligante KIT, produzido pelas estruturas que compõem o nicho local e pela epiderme. Esse ambiente facilita a expansão celular e aumenta a possibilidade de formação de tumores.

Veja Também

Pesquisadores destacam impactos 

A professora Emi Nishimura, que lidera o estudo, destaca que as descobertas mostram como a mesma população de células pode seguir trajetórias distintas, dependendo do tipo de dano e dos sinais recebidos ao redor. Para ela, isso aproxima o envelhecimento capilar e o desenvolvimento do melanoma, revelando que ambos podem ser respostas diferentes a estresses celulares.

A equipe reforça que, embora os cabelos brancos não impeçam diretamente o câncer, o processo que os causa demonstra uma ação de defesa importante do corpo. Quando essa via é interrompida, células alteradas podem permanecer ativas e favorecer a formação de tumores.QWW

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:50, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Santa Cruz não vence o Náutico desde 2020.
Fase

Santa Cruz pode encerrar 2026 sendo derrotados em todos os clássicos; veja histórico

O Tricolor do Arruda foi derrotado por Náutico e Sport durante a disputa do Campeonato Pernambucano.

Piso dos professores.
Análise

Piso dos professores: julgamento no STF deve voltar em cerca de 30 dias; entenda

O voto do relator, ministro Cristiano Zanin, abriu espaço para diferentes interpretações dentro do debate.

Energéticos
Saúde

Energéticos em excesso no Carnaval: saiba os riscos do alto consumo da bebida

Para muitos foliões, os energéticos se tornaram aliados indispensáveis para aguentar longas horas de blocos, trios e desfiles.

mais notícias

+

Newsletter