Arco-íris de fogo. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um fenômeno raro e impressionante tem chamado a atenção no céu: o arco-íris de fogo. Apesar do nome, não tem relação com chamas ou calor, na realidade se trata de um evento óptico atmosférico que colore as nuvens com tons vibrantes, como se fossem pinceladas de arco-íris espalhadas pelo céu.
Diferente do arco-íris tradicional, que aparece quando a luz solar é refratada pelas gotas de chuva, o arco-íris de fogo ocorre quando os raios do Sol atravessam cristais de gelo presentes em nuvens do tipo Cirrus, aquelas que se formam em altitudes elevadas.
Esses cristais funcionam como pequenos prismas, refletindo e refratando a luz solar em um ângulo muito específico, acima de 58 graus em relação ao horizonte. Isso cria o efeito conhecido como iridescência, deixando as nuvens com cores vivas e cintilantes, semelhantes às de um arco-íris.
Por ser altamente dependente de condições climáticas e angulação solar específicas, o fenômeno é considerado raro e de difícil previsão.
A imensidão de cores já foi vista em duas ocasiões recentes no Brasil. Em 2024, na cidade de Picos, localizada na região centro-sul do Piauí, moradores registraram o fenômeno no céu. Já neste ano, pessoas de diversas regiões do Rio Grande do Sul compartilharam o momento nas redes sociais.
Segundo a climatologista Marcia Yamasoe, professora do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), o fenômeno observado em 2025 pode ter sido intensificado por trilhas deixadas por aviões. As chamadas "contrails" são formadas pela condensação de vapor d'água em torno de partículas de enxofre emitidas pelos motores das aeronaves. Essas gotículas, quando possuem tamanho uniforme, favorecem o surgimento da irisação.
É quase impossível prever quando o arco-íris de fogo será visto novamente. Isso porque ele depende de condições específicas:
Essas exigências tornam o fenômeno improvável nos extremos do Hemisfério Norte ou Sul, onde o Sol raramente alcança a altura necessária. Já em países tropicais, como o Brasil, as chances são um pouco maiores, especialmente durante períodos de tempo seco e céu limpo.
3
4
12:49, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Para muitos foliões, os energéticos se tornaram aliados indispensáveis para aguentar longas horas de blocos, trios e desfiles.
Mesmo quem não conhece costuma reconhecer a máscara, o silêncio e a atmosfera de suspense que cercam o personagem.
Da estreia de Pelé e Garrincha à inovação tática do 4-2-4, veja os fatos que consagraram a Seleção Brasileira na Suécia.
mais notícias
+