Volvo. Foto: Reprodução/Volvo
A Volvo anunciou um corte de cerca de três mil empregos como parte de um plano amplo para reduzir custos e se tornar mais eficiente em meio a um mercado automotivo global desafiador.
No mês passado, a montadora sueca alertou que os cortes aconteceriam, ao lançar um plano de ação de custos e caixa totalizando 18 bilhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,89 bilhão).
O CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, disse nesta segunda-feira que o plano era importante para a construção de um negócio mais forte e resiliente.
"A indústria automotiva está passando por um período desafiador. Para lidar com isso, precisamos melhorar nossa geração de fluxo de caixa e reduzir estruturalmente nossos custos", afirmou.
As demissões afetarão principalmente os funcionários do escritório da empresa na Suécia, com cerca de 1,2 mil cargos cortados.
Outros mil consultores, principalmente sediados no país-sede, também serão afetados, com os cargos restantes relacionados a outros mercados globais. Em dezembro de 2024, a Volvo empregava aproximadamente 42,6 mil funcionários em tempo integral.
Um estudo recente revelou que o número de pedidos de demissão alcançou um recorde em 2024. Entre janeiro e setembro deste ano, 6,5 milhões de brasileiros solicitaram desligamento de seus empregos, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esse número é significativamente maior do que o registrado em 2022 (5,3 milhões) e 2023 (5,6 milhões).
A pesquisa da FGV aponta que a maior parte dos pedidos de demissão foi feita por jovens, com 29,2% das solicitações vindo de pessoas entre 18 e 24 anos. Em comparação com 2023, houve um aumento de 15% no número de jovens que decidiram deixar seus postos de trabalho.
A pesquisadora Janaina Feijó, do FGV Ibre, explica que esse índice elevado de demissões entre os jovens se deve à maior facilidade que essa faixa etária tem para transitar entre diferentes empregos, o que facilita a busca por novas oportunidades no mercado de trabalho.
os jovens decorre do fato de que essa faixa etária consegue migrar mais fácil entre trabalhos do que outras parcelas da população.
"O jovem tem característica de buscar empregos com melhores oportunidades. Então, eles migram entre os trabalhos de forma mais fácil do que outras faixas etárias. Há um aumento dessa demissão voluntária e também uma elevação dos salários médios do Brasil", disse Feijó.
2
02:16, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio desta sexta-feira, 13 de fevereiro, definiu as sete colunas e distribuiu prêmios em quatro faixas.
Concurso de 13/02 registra aposta vencedora no segundo sorteio e eleva estimativa para R$ 2 milhões.
Concurso 6953, sorteado em 13/02, saiu para aposta de Cruzeiro (SP) e encerrou sequência de prêmio acumulado.
mais notícias
+