Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Presidentes da Fundação Altino Ventura (FAV) recebem prêmio da oftalmologia internacional

Prêmio Enrique Graue Wiechers 2025 é uma das maiores distinções da oftalmologia no mundo.

Beto Dantas

02 de junho de 2025 às 15:12   - Atualizado às 15:38

Drs. Tito Ramires, Liana Ventura, Marcelo Ventura, Jorge Valdez, Paulo Dantas no Prêmio Enrique Graue Wiechers

Drs. Tito Ramires, Liana Ventura, Marcelo Ventura, Jorge Valdez, Paulo Dantas no Prêmio Enrique Graue Wiechers Foto: Divulgação

Na última sexta-feira, 30 de maio, os médicos oftalmologistas Drs. Liana e Marcelo Ventura, presidentes da Fundação Altino Ventura (FAV), foram agraciados com o Prêmio Enrique Graue Wiechers – 2025, uma das maiores distinções da oftalmologia internacional. A cerimônia de entrega aconteceu durante a solenidade de abertura do XXXVI Congresso Pan-Americano de Oftalmologia, realizado em Bogotá, na Colômbia.

Prêmio Enrique Graue Wiechers
Instituído em 2019 pela Sociedade de Ex-Alunos do Instituto de Oftalmologia da Fundação Conde de Valenciana (México), o prêmio é concedido pela Associação Pan-Americana de Oftalmologia (PAAO) a oftalmologistas seniores que se destacam por sua liderança e contribuição ao desenvolvimento de instituições e associações voltadas à saúde ocular.

A honraria reconhece trajetórias marcadas pela excelência na gestão de centros de referência, incentivo à pesquisa científica, formação de novos especialistas e prestação de serviços com base em evidências. Entre os já homenageados estão nomes de destaque mundial, como o Dr. Eduardo Alfonso (Instituto Bascom Palmer) e a Dra. Carmen Barraquer (Instituto Barraquer das Américas).

Neste ano, o prêmio foi entregue aos Drs. Liana e Marcelo Ventura, em reconhecimento ao trabalho de mais de 38 anos à frente da Fundação Altino Ventura. Desde sua fundação, em 1986, o casal atua voluntariamente na promoção da saúde ocular e inclusão de pessoas com deficiências visuais, auditivas, físicas e intelectuais, beneficiando milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Impacto e legado
Com apoio da sociedade civil, parceiros nacionais e internacionais e uma equipe multiprofissional qualificada, a FAV consolidou-se como referência nacional e internacional em oftalmologia. A instituição alia assistência médica de excelência à formação de recursos humanos e à pesquisa científica. Já formou mais de 735 oftalmologistas – brasileiros e estrangeiros – e mantém programas de residência médica, especialização, fellow e doutoramento interinstitucional em parceria com a UNIFESP.

Veja Também

Os presidentes da FAV agradeceram pela homenagem: “Receber esse prêmio nos emociona profundamente. Ele representa o reconhecimento de um trabalho coletivo, construído com dedicação, ciência, solidariedade e muita fé. A Fundação Altino Ventura é um projeto de vida, que ultrapassa fronteiras e transforma realidades. Sentimos enorme gratidão a Deus ao recebermos esta significativa distinção internacional. Reconhecemos o papel de todos os pilares – os sócio-fundadores Dr. Altino e Lourdes Ventura, Dr. Inácio e Auristela Cavalcanti, Drs. Ronald e Elani Cavalcanti, e nós, Drs. Marcelo e Liana Ventura – e de todas as equipes da Fundação. A confiança de nossos pacientes, o apoio da sociedade e dos parceiros tornou possível abençoar tantas vidas ao longo desses 38 anos.”

Sobre a Fundação Altino Ventura (FAV)
Fundada em 1986, a FAV é uma instituição filantrópica com sede no Recife (PE), dedicada à promoção da saúde ocular e à reabilitação de pessoas com deficiências, atendendo prioritariamente a população de baixa renda. Conta com um complexo hospitalar de 20 mil m² e unidades avançadas em diversas cidades da Região Metropolitana e do interior de Pernambuco.

Desde 1992 é credenciada pelo Ministério da Saúde e possui o selo “Acreditado Pleno” da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Já realizou mais de 22 milhões de procedimentos oftalmológicos, beneficiando mais de 2 milhões de pacientes. Seu Centro Especializado em Reabilitação atende cerca de 9 mil pessoas por ano.

Entre janeiro de 2018 e julho de 2024, a FAV publicou 86 artigos científicos – 60 em revistas internacionais indexadas e 26 em periódicos nacionais.

Sobre o Dr. Enrique Luis Graue Wiechers
Nascido na Cidade do México em 1951, o Dr. Enrique Graue é um dos mais respeitados oftalmologistas das Américas. Formado pela UNAM e especializado em córnea pela Universidade da Flórida, dirigiu o Instituto de Oftalmologia Fundación Conde de Valenciana e presidiu diversas entidades científicas internacionais. É detentor de prêmios como o “Honor Award” da American Academy of Ophthalmology.

Sobre a Fundação Conde de Valenciana
Criada em 1976, a Fundação Conde de Valenciana é uma instituição sem fins lucrativos referência em atendimento oftalmológico de qualidade na América Latina, com foco em populações de baixa renda. Atua também em outras áreas médicas e se destaca pelo forte investimento em ensino e pesquisa.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:23, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Danilo Moraes da Silva, de 39 anos, suspeito de matar a filha de 15 com golpes de machado.
Violência

Menina de 15 anos é morta com golpes de machado e pai, principal suspeito, tira a própria vida

Familiares afirmam que a garota havia saído de casa acompanhada do pai com a intenção de ir a uma pizzaria, mas o homem retornou sozinho.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter