PIS/Pasep. Foto: Reprodução
O PIS/Pasep 2026 deve trazer um alívio extra para milhões de trabalhadores brasileiros. Isso porque o valor do abono salarial será reajustado conforme o novo salário mínimo, previsto para subir novamente em janeiro. Embora o governo ainda não tenha divulgado o valor definitivo do mínimo, a correção pela inflação e o ganho real determinarão o total que cada beneficiário vai receber ao longo do calendário do próximo ano.
Na prática, quanto maior for o salário mínimo definido para 2026, maior será o valor do abono. Para quem trabalhou os 12 meses do ano-base, o pagamento será integral. Já quem trabalhou menos tempo receberá o valor proporcional aos meses trabalhados.
O objetivo do PIS/Pasep 2026 continua sendo o mesmo: garantir um complemento de renda a trabalhadores formais do setor privado (PIS) e a servidores públicos (Pasep) que se enquadram nos critérios estabelecidos em lei.
Para o PIS, pago aos trabalhadores da iniciativa privada pela Caixa Econômica Federal, é preciso:
Já o Pasep, pago pelo Banco do Brasil, segue critérios semelhantes, mas voltado a servidores públicos ativos ou aposentados que exerceram atividade remunerada por ao menos 30 dias no ano-base 2025.
Embora o valor oficial ainda dependa da divulgação do salário mínimo, o cálculo do PIS/Pasep 2026 será assim:
Esse modelo torna o benefício mais justo e proporcional, especialmente para trabalhadores com vínculos intermitentes ou temporários.
Para quem depende do abono para reforçar o orçamento anual, o aumento previsto para 2026 representa um ganho significativo.
A consulta será liberada oficialmente no início de 2026, mas já é possível verificar se você tem direito usando plataformas digitais dos bancos responsáveis.
As consultas requerem apenas CPF, data de nascimento e informações pessoais básicas.
O pagamento do PIS é feito pela Caixa, diretamente em conta ou via saque. Já o Pasep é pago pelo Banco do Brasil, em conta ou presencialmente em qualquer agência do BB.
Os calendários oficiais devem ser divulgados no início de 2026, mas tradicionalmente seguem dois critérios: mês de nascimento (para o PIS) e número final de inscrição (para o Pasep).
3
4
12:01, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
mais notícias
+