Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vídeo: PF erradica 13 mil pés de maconha e evita produção de 4 toneladas da droga, em Pernambuco

Além da destruição dos plantios, uma espingarda artesanal foi apreendida pela PF e todo o material foi encaminhado à Delegacia da PCPE da região.

Gabriel Alves

07 de julho de 2025 às 10:11   - Atualizado às 10:11

Operação da PF na erradicação da droga.

Operação da PF na erradicação da droga. Foto: Divulgação

Uma operação integrada entre a Polícia Federal (PF) em Pernambuco, o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI/PE) e a Companhia Independente de Policiamento Especializado da Caatinga (CIPE/BA) resultou na erradicação de 13 mil pés de maconha em duas roças localizadas na zona rural de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco. (veja vídeo abaixo)

A ação foi realizada na manhã da última sexta-feira, 4 de julho, após levantamentos prévios realizados pelas forças de segurança. Além da destruição dos plantios, uma espingarda artesanal foi apreendida. Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade, que ficará responsável pela instauração do inquérito policial.

De acordo com a Polícia Federal, a operação faz parte de um esforço contínuo de combate ao tráfico de drogas na região. As ações de erradicação têm contribuído para o desabastecimento de pontos de venda de entorpecentes em Pernambuco e em outros estados do Nordeste, reduzindo crimes associados ao tráfico, como homicídios, latrocínios e disputas por territórios.

Ainda segundo a PF, o aumento das ações repressivas no Sertão tem levado traficantes a importar a droga do Paraguai, país de origem de parte significativa da maconha apreendida atualmente.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Balanço das operações

2022

Veja Também

  • 1.604.000 pés de maconha erradicados;
  • 320 toneladas da droga deixaram de ser produzidas;
  • 5 toneladas de maconha pronta para consumo apreendidas;
  • 320 plantios destruídos.

2023

  • 618.000 pés de maconha erradicados;
  • 124 toneladas deixaram de ser produzidas;
  • 168 plantios destruídos.

2024

  • 1.372.000 pés erradicados;
  • 475 toneladas da droga deixaram de ser produzidas;
  • 260 plantios destruídos.

PM erradica pés de maconha

No dia 7 de junho, durante a Operação Divisa Integrada I, entre os estados de Pernambuco e Piauí, equipes do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI) localizaram e erradicaram dois plantios de maconha, com aproximadamente 37.200 pés da droga em fase de colheita durante operação na zona rural do município de Dormentes, em Pernambuco.

A apreensão da droga, descoberta numa área de difícil acesso, representa um combate direto contra o tráfico de drogas que atua nas regiões de fronteira entre o Piauí e Pernambuco.

O sucesso da ação foi resultado de informações repassadas pela Companhia de Caatinga da Polícia Militar da Bahia (CIPE Caatinga-PMBA), com o apoio da Delegacia Polícia Federal de Juazeiro, na Bahia, no âmbito da Operação Divisa Integrada I entre os estados de Pernambuco e Piauí.

O objetivo da operação é sufocar atividades criminosas como o tráfico de drogas, o porte ilegal de armas, roubos e a localização de foragidos da Justiça.

Durante a ação, as equipes do BEPI também localizaram e apreenderam 85 sacos de maconha prontos para serem comercializados, pesando aproximadamente 740 kg. Após a erradicação e incineração dos plantios, todo o material apreendido, duas amostras (pés de maconha) e a droga embalada, foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil de Petrolina para adoção das medidas cabíveis.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:21, 05 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agentes da Polícia Civil de Pernambuco em coletiva de imprensa sobre casal preso em Jaboatão.
Capturados

Casal investigado em ataque a tiros e série de homicídios no Grande Recife é preso em Jaboatão

Contra o suspeito havia sete mandados de prisão por homicídio. A mulher tinha um mandado em aberto. Ambos também são investigados por tráfico de drogas e extorsão.

Pessoa marcando cartela da Mega-Sena.
Jogo

Mega-Sena 2980 sorteia prêmio de R$ 45 milhões nesta quinta (05/03)

Por se tratar de um concurso com final zero, ele recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores.

Sorteio da Super Sete (concurso 818) nesta quarta-feira (04/03).
Super Sete

Resultado da Super Sete 818 (04/03) acumula e próximo prêmio chega a R$ 3,2 milhões

Sorteio de 4 de março não teve ganhadores nas duas principais faixas.

mais notícias

+

Newsletter