Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PF deflagra operações contra abuso sexual infantil na internet em três cidades de Pernambuco

As ação policial receberam os nomes de "Vaccarius", "Infantia Tutela 2" e "Infantia Tutela 3" e são resultado de três inquéritos policiais distintos, todos instaurados há menos de um ano.

15 de julho de 2026 às 11:12   - Atualizado às 12:02

Operações receberam os nomes de "Vaccarius", "Infantia Tutela 2" e "Infantia Tutela 3".

Operações receberam os nomes de "Vaccarius", "Infantia Tutela 2" e "Infantia Tutela 3". Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 15 de julhp, três operações para combater crimes de armazenamento e divulgação de imagens e vídeos de abuso sexual infantil pela internet em Pernambuco. As ações, coordenadas pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DELECIBER) da Superintendência Regional da Polícia Federal no estado, cumprem mandados de busca e apreensão nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Sanharó.

As operações receberam os nomes de "Vaccarius", "Infantia Tutela 2" e "Infantia Tutela 3" e são resultado de três inquéritos policiais distintos, todos instaurados há menos de um ano.

Segundo a Polícia Federal, o objetivo das operações é apreender computadores, notebooks, celulares e outros dispositivos de armazenamento que possam conter imagens e vídeos relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

Todo o material recolhido durante o cumprimento dos três mandados de busca e apreensão será encaminhado para perícia. Os exames buscam identificar evidências que possam comprovar a prática dos crimes investigados.

De acordo com a PF, a depender do resultado das diligências e das análises periciais, os investigados poderão responder pelos crimes de armazenamento e divulgação de imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantil. Somadas, as penas previstas podem variar de quatro a dez anos de reclusão.

Veja Também

Da operação

A Polícia Federal informou que o nome "Vaccarius" significa "vaqueiro" em latim e faz referência ao nome de usuário utilizado por um dos investigados em ambiente virtual para, supostamente, praticar os delitos.

Já "Infantia Tutela", que pode ser traduzido como "Proteção Infantil", também em latim, foi escolhido para destacar o trabalho desenvolvido pela instituição no enfrentamento aos crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

A corporação também esclareceu que, embora o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ainda utilize o termo "pornografia" para definir esse tipo de crime, a comunidade internacional recomenda o uso das expressões "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou "violência sexual de crianças e adolescentes".

Segundo a Polícia Federal, essa nomenclatura contribui para evidenciar a gravidade da violência praticada contra as vítimas.

Orientações

Além das investigações, a Polícia Federal reforçou orientações para que pais e responsáveis acompanhem a rotina de crianças e adolescentes no ambiente virtual e também fora dele. A recomendação é manter diálogo sobre os riscos existentes na internet, orientar sobre o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos e acompanhar as atividades realizadas pelos jovens nesses ambientes.

A corporação também orienta que familiares estejam atentos a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou excesso de sigilo em relação ao uso de celulares e computadores, pois esses sinais podem indicar situações de risco.

Outro ponto destacado é a importância de ensinar crianças e adolescentes a reconhecer contatos inadequados em ambientes virtuais e incentivá-los a procurar ajuda sempre que se sentirem ameaçados ou desconfortáveis.

Segundo a Polícia Federal, a prevenção, aliada à informação e ao acompanhamento familiar, é uma das principais formas de proteger crianças e adolescentes e reduzir os riscos de violência sexual no ambiente digital.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:33, 05 Ago

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sorteio do concurso Dia de Sorte 1263 nesta terça-feira (04/08).
Dia de Sorte

Resultado do Dia de Sorte 1263: veja os números sorteados e a premiação desta terça-feira

Concurso 1263 do Dia de Sorte acumulou após o sorteio de 04 de agosto; confira dezenas, Mês da Sorte e premiação.

Sorteio do concurso Dia de Sorte 1263 nesta terça-feira (04/08).
Dia de Sorte

Resultado do Dia de Sorte 1263: prêmio acumula e chega a R$ 300 mil nesta quarta-feira

Ninguém acertou as sete dezenas sorteadas nesta terça-feira (04); Caixa Econômica Federal divulgou os números e os valores das faixas.

Sorteio do Timemania (concurso 2424) realizado no Espaço da Sorte em São Paulo.
Timemania

Resultado da Timemania 2424: veja os números sorteados e os ganhadores desta terça (04/08)

Timemania acumula após sorteio do concurso 2424; confira dezenas, Time do Coração, premiação e cidades das apostas vencedoras.

mais notícias

+

Newsletter