Pernambuco, 27 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Padre Luciano Brito recebe o título de cidadão pernambucano proposto por Sileno Guedes

Monsenhor é vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife e pároco de Nossa Senhora das Graças.

12 de setembro de 2025 às 11:33   - Atualizado às 11:44

Foto: Giovanni Costa/Divulgação Alepe

Em sessão solene realizada na noite da quinta-feira, 11 de setembro, o vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife e pároco de Nossa Senhora das Graças, monsenhor Luciano Brito, recebeu o título de cidadão pernambucano.

A honraria, proposta pelo deputado Sileno Guedes (PSB), foi concedida em reconhecimento à sua dedicação ao trabalho sacerdotal e social no estado.

A cerimônia que foi presidida pelo deputado Rodrigo Farias (PSB), que representou o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e nomes da cultura local no auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Monsenhor Luciano Brito

Nascido em Piranhas (AL) em 11 de setembro de 1972, o sacerdote foi criado em família simples e desde cedo demonstrou vocação para a vida religiosa.

Ordenado padre, construiu uma trajetória marcada por acolhimento, evangelização e compromisso com os mais vulneráveis. Em Pernambuco, liderou várias iniciativas sociais, reforçando o papel da Igreja como espaço de fé e solidariedade.

 “Louvo e agradeço a Deus pela vida e amizade de todos os meus irmãos. Obrigado por ser filho do estado brasileiro que ostenta em sua bandeira a cruz de Cristo, o arco-íris da igualdade, o sol e a estrela que brilham sobre o azul do céu. Abraço minhas conterrâneas e conterrâneos dos 184 municípios do estado que é nova Roma de bravos guerreiros”, discursou o homenageado.

O deputado Sileno Guedes avaliou que a concessão da cidadania pernambucana ao monsenhor Luciano Brito é um gesto de gratidão a alguém que “se faz conhecer pela mensagem do Evangelho”.

“É uma alegria enorme ver a Assembleia Legislativa conceder esta que é mais do que uma honraria, mas um reconhecimento a uma vida inteira dedicada ao sacerdócio. Todo mundo que está aqui tem para contar a história de uma aflição confidenciada, uma alegria dividida com padre Luciano. Agradeço a Deus pela oportunidade de ser um instrumento para que a casa do povo pernambucano conceda este reconhecimento”, declarou Sileno.

O prefeito do Recife, João Campos, destacou as profundas marcas que o monsenhor Luciano Brito deixou onde já atuou.

“Quando a gente passa em Jardim São Paulo, em Boa Viagem, nas Graças, a gente escuta histórias de uma marca sua, uma lembrança do que o senhor realizou. Dou um testemunho não como prefeito, mas como amigo do padre Luciano, sobre a felicidade que é lhe abraçar como cidadão do nosso estado”, declarou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:52, 27 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Integrante de organizada do Sport é preso nos Aflitos.
Atuação

Integrantes de torcida organizada do Sport são presos durante clássico contra o Náutico nos Aflitos; veja vídeo

Mandados de prisão preventiva foram cumpridos após investigação sobre ataque a ônibus de torcedores do Ceará.

PM de folga mata sogro.
Violência

PM de folga é preso após matar sogro a tiros durante discussão por causa de garagem

Mateus Aureliano da Silva, de 27 anos, afirmou que agiu em legítima defesa, mas testemunhas contestaram a versão apresentada pelo policial.

Médico afastado por expor prontuário de paciente.
Punição

Médico residente é afastado de hospital após expor prontuário de paciente nas redes sociais

A postagem permaneceu disponível até ser apagada pelo próprio profissional. Antes da remoção, o conteúdo teria ultrapassado 130 mil visualizações.

mais notícias

+

Newsletter