Pernambuco, 25 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Marcha da Maconha do Recife toma as ruas neste sábado (8); veja onde é concentração e horário

Realizada nas ruas do Recife desde 2008, a Marcha volta a ocupar a capital pernambucana com o tema "fumo negro, lucro de branco".

Gabriel Alves

08 de novembro de 2025 às 09:13   - Atualizado às 09:25

Manifestantes na Marcha da Maconha do Recife.

Manifestantes na Marcha da Maconha do Recife. Foto: @fraan_silvafotografia/Divulgação

As ruas da capital pernambucana serão tomadas na tarde deste sábado, 8 de novembro, por manifestantes da Marcha da Maconha do Recife. Como é feito tradicionalmente, a concentração terá início às 14h, na Praça do Derby. Por meio do tema "fumo negro, lucro de branco", a reivindicação tem como objetivo a regulamentação da cannabis no país.

O trajeto segue até o caranguejo da Rua da Aurora. Um ofício foi encaminhado à Polícia Militar (PMPE) e as autoridades já foram informadas sobre o trajeto do evento, assim como data e horário, diz o movimento.

“A Marcha da Maconha do Recife é o ato de rua que mais mobiliza a juventude negra e periférica da RMR, justamente a população que mais sente o impacto dessa política de drogas pautada na violência e na repressão. Todos os anos nós denunciamos que o proibicionismo está cada vez mais ultrapassado e que já existem outras propostas de gestão mais humanizadas com foco na saúde, na cidadania e na cultura” diz Raphael Esteves, integrante do coletivo. 

Realizada nas ruas do Recife desde 2008, a Marcha da Maconha volta a ocupar o Centro da capital pernambucana neste ano. Apenas durante o período da pandemia de Covid-19 as atividades ocorreram de forma virtual.

No Brasil, o direito a manifestações em defesa da legalização das drogas é garantido desde 2011, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja Também

Nesta edição, o tema é inspirado no livro “Fumo de negro: criminalização da maconha no pós-abolição”, da historiadora Luísa Saad, que analisa o processo de criminalização da cannabis no contexto histórico do pós-abolição da escravidão.

Doces com maconha

Um homem de 22 anos foi preso pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) no bairro de Divinópolis, em Caruaru, no Agreste. Segundo uma denúncia, o suspeito divulgava e comercializava brownies e cookies recheados com maconha.

Segundo a corporação, os militares do 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp) atenderam a ocorrência de uma movimentação intensa e suspeita em um prédio de Divinópolis. Ao chegar na localidade, os agentes flagraram o suspeito descendo com uma bolsa contendo as iguarias preparadas com o entorpecente.

Dentro do imóvel, a PMPE encontrou duas estufas com pés de cannabis sativa, uma balança de precisão e insumos para o cultivo da planta. Os produtos eram divulgados por uma página na rede social Instagram. O material foi apreendido e o caso segue em investigação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:01, 25 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeita de Escada Mary Gouveia.
Justiça

MPPE abre inquérito civil em Escada e investiga contratações temporárias no lugar de concurso

Investigação apura possíveis irregularidades na prefeitura e descumprimento da Constituição em admissões sem concurso público

Motorista conhecido como "Mito Uber"
Bolsonarismo

Motorista conhecido como "Mito Uber" anuncia pré-candidatura a deputado

Sósia de Jair Bolsonaro nas redes sociais, motorista de aplicativo quer representar a categoria nas eleições

Homem ao lado de namorada que ele matou após discussão por celular.
Feminicídio

Jovem é assassinada a facadas pelo namorado em discussão após pedir para ver celular dele

O homem foi preso em flagrante suspeito de cometer o crime. André chegou a gravar um vídeo e enviou para a mãe confessando a autoria.

mais notícias

+

Newsletter