Manifestantes na Marcha da Maconha do Recife. Foto: @fraan_silvafotografia/Divulgação
As ruas da capital pernambucana serão tomadas na tarde deste sábado, 8 de novembro, por manifestantes da Marcha da Maconha do Recife. Como é feito tradicionalmente, a concentração terá início às 14h, na Praça do Derby. Por meio do tema "fumo negro, lucro de branco", a reivindicação tem como objetivo a regulamentação da cannabis no país.
O trajeto segue até o caranguejo da Rua da Aurora. Um ofício foi encaminhado à Polícia Militar (PMPE) e as autoridades já foram informadas sobre o trajeto do evento, assim como data e horário, diz o movimento.
“A Marcha da Maconha do Recife é o ato de rua que mais mobiliza a juventude negra e periférica da RMR, justamente a população que mais sente o impacto dessa política de drogas pautada na violência e na repressão. Todos os anos nós denunciamos que o proibicionismo está cada vez mais ultrapassado e que já existem outras propostas de gestão mais humanizadas com foco na saúde, na cidadania e na cultura” diz Raphael Esteves, integrante do coletivo.
Realizada nas ruas do Recife desde 2008, a Marcha da Maconha volta a ocupar o Centro da capital pernambucana neste ano. Apenas durante o período da pandemia de Covid-19 as atividades ocorreram de forma virtual.
No Brasil, o direito a manifestações em defesa da legalização das drogas é garantido desde 2011, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta edição, o tema é inspirado no livro “Fumo de negro: criminalização da maconha no pós-abolição”, da historiadora Luísa Saad, que analisa o processo de criminalização da cannabis no contexto histórico do pós-abolição da escravidão.
Um homem de 22 anos foi preso pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) no bairro de Divinópolis, em Caruaru, no Agreste. Segundo uma denúncia, o suspeito divulgava e comercializava brownies e cookies recheados com maconha.
Segundo a corporação, os militares do 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp) atenderam a ocorrência de uma movimentação intensa e suspeita em um prédio de Divinópolis. Ao chegar na localidade, os agentes flagraram o suspeito descendo com uma bolsa contendo as iguarias preparadas com o entorpecente.
Dentro do imóvel, a PMPE encontrou duas estufas com pés de cannabis sativa, uma balança de precisão e insumos para o cultivo da planta. Os produtos eram divulgados por uma página na rede social Instagram. O material foi apreendido e o caso segue em investigação.
2
4
00:51, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+