Pernambuco, 24 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação da Polícia Federal erradica 286 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco

A ação contou também com a participação da SDS/PE com policiais civis, militares, bombeiros e penais e com uma aeronave do Grupo Tático Aéreo - GTA/SDS.

Ricardo Lélis

30 de outubro de 2025 às 08:36   - Atualizado às 08:36

Operação da PF erradica pés de maconha em Pernambuco.

Operação da PF erradica pés de maconha em Pernambuco. Foto: Divulgação/ PF

A Polícia Federal por meio de sua Delegacia em Salgueiro/PE vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano.

Tais medidas fazem parte das estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio, e Facções Criminosas-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília/DF e Superintendência Regional em Pernambuco, com o objetivo de extinguir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano. 

Desta vez foram erradicados e destruídos entre os dias 09/09 a 21/10/2025 (40 dias) cerca de 286 mil pés de maconha que estavam em 49 plantios. Caso os 286 mil pés de maconha fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor daria para se produzir 95 toneladas de maconha!

Os plantios foram localizados por meio de levantamentos prévios de inteligência realizados pela Polícia Federal nos municípios de Salgueiro/PE, Cabrobó/PE, Orocó/PE, Belém do São Francisco/PE, Santa Maria da Boa Vista/PE, Betânia, Floresta/PE, Ibimirim/PE e Carnaubeira da Penha/PE.

A ação contou também com a participação da Secretaria de Defesa Social/PE com policiais civis, militares, bombeiros e penais e com uma aeronave do Grupo Tático Aéreo - GTA/SDS. Os policiais trabalharam com incursões terrestres e fluviais com o emprego de botes infláveis.

Veja Também

O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado para obstar a secagem e comercialização da droga. As constantes operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco, coíbem a produção da droga, o que tem levado a importação da droga do Paraguai.

Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho.

Assim com essas operações consecutivas, a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga no estado como também em outros da região Nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: roubos, furtos, homicídios, latrocínios, guerra pelo domínio dos territórios de drogas dentre outros crimes violentos que giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa menos um foco de violência.

Resultados em 2022:

  • 1 milhão 604 mil pés de maconha foram erradicados
  • 320 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas
  • 5 toneladas de maconha pronta para o consumo foram apreendidas
  • 320 plantios destruídos

Resultados em 2023:

  • 618 mil pés de maconha foram erradicados
  • 124 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas
  • 168 plantios destruídos

Resultados em 2024:

  • 1 milhão e 372 mil pés de maconha foram erradicados
  • 475 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas
  • 260 plantios destruídos

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:45, 24 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lulinha e a empresária Roberta Luchsinger.
Investigação

PF aponta Lulinha como beneficiário indireto de negociações de lobista com empresários

Segundo relatório, o filho do presidente é citado em mensagens encontradas no celular de Roberta como o "beneficiário indireto" das negociações com empresários que tinham interesses em contratos do governo federal.

Jornalista Luís Pablo e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Inquérito

Relatório da Polícia Federal não vê indício de crime do jornalista alvo do STF

A corporação também afirmou não ser possível determinar "com máxima certeza" que os R$ 100 mil tenham sido pagos em troca de reportagens contra o ministro Flávio Dino.

Ministros do STF, Flávio Dino e Alexandre de Moraes
Profissão

Dino e Moraes surpreendem ao cogitar revisão no STF sobre a exigência de diploma para exercer o jornalismo no Brasil

A rediscussão sobre a legitimidade para atuar como jornalista ocorre no momento em que a Corte é criticada por autorizar medidas de quebra de sigilo contra o blogueiro maranhense Luís Pablo.

mais notícias

+

Newsletter