Lua de Sangue Foto: Reprodução
Na noite de 7 para 8 de setembro de 2025, o céu será palco de um dos fenômenos astronômicos mais aguardados do século: um eclipse lunar total que promete transformar a Lua em um tom avermelhado intenso, o que popularmente se chama de Lua de Sangue.
A Lua ficará completamente encoberta pela sombra da Terra por 82 minutos, o que torna o evento o eclipse lunar mais longo da história recente.
>>> Siga o Portal de Esportes no instagram para ficar por dentro das notícias
O espetáculo será visível em diversas regiões do planeta e contará com transmissão garantida para o público brasileiro, permitindo que mesmo aqueles que não tiverem condições de observá-lo a olho nu possam acompanhar a transformação do satélite natural.
A coloração avermelhada ocorre porque, durante o eclipse total, a luz solar é filtrada pela atmosfera da Terra, que espalha as ondas azuis e deixa passar apenas os tons alaranjados e vermelhos, projetados sobre a superfície da Lua.
Especialistas recomendam que o público acompanhe o fenômeno a partir de locais abertos e com pouca poluição luminosa para uma experiência ainda mais impressionante.
O eclipse total da lua acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, projetando a própria sombra sobre o satélite. O fenômeno que vai durar mais de uma hora, e é conhecido como "Lua de Sangue" pelo tom avermelhado que a Lua assume.
O ano de 2025 terá um calendário astronômico repleto de eventos observáveis no Brasil. Serão superluas, eclipses lunares, conjunção de astros e chuvas de meteoros que poderão ser vistos sem a necessidade de qualquer equipamento.
Além do calendário, a publicação traz mapas celestes, tabela de fases da Lua e seções de apresentação de projetos e pesquisa em astronomia.
Haverão muitos fenômenos interessantes neste ano, que poderão ser vistos a olho nu em todo o país, começando já no dia 15 de janeiro, quando ocorrerá a aproximação da Terra com planeta Marte.
Assim como a visualização de Marte mais perto da Terra, o primeiro semestre do ano também reserva vários outros espetáculos de observação visual sem binóculos ou telescópios. Como um eclipse lunar total na madrugada do dia 14 de março e uma conjunção entre Lua, Vênus, Saturno e Mercúrio nas primeiras horas do dia 25 de abril.
Segundo a astrônoma do Observatório Nacional, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dra. Josina Nacimento, o eclipse lunar será visível no Brasil, em todas as suas fases: penumbral, parcial, total e depois novamente parcial e penumbral.
2
3
4
01:34, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+