Pernambuco, 24 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ECLIPSE parcial da LUA pode ser observado NO BRASIL nesta terça (17); VEJA COMO ASSISTIR

De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, não é preciso nenhum equipamento especial para apreciar o fenômeno.

Ricardo Lélis

17 de setembro de 2024 às 16:02   - Atualizado às 16:12

Eclipse Lunar.

Eclipse Lunar. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Espectadores de todo o país poderão observar um eclipse parcial da Lua nesta terça-feira, 17 de setembro. O fenômeno terá início a partir das 21h41, com a fase penumbral. O início do eclipse parcial deve ocorrer às 23h12 e o ápice do fenômeno será às 23h44. 

Desde que não haja nuvens na frente da Lua, será possível observar o eclipse simplesmente olhando para o céu.

No horário em que é esperado o início do fenômeno visto a olho nu (23h12), a Lua estará bem alta no céu para todo o Brasil, o que facilita ainda mais a observação.

De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento, não é preciso nenhum equipamento especial para observar o eclipse.

"Os observadores podem olhar diretamente para a Lua, sem preocupações, pois, ao contrário de um eclipse solar, não há riscos para os nossos olhos”.

É interessante notar que eclipses da Lua e eclipses do Sol acontecem em sequência. Dessa forma, o próximo eclipse do Sol ocorrerá no dia 2 de outubro.

Veja Também

Internet

Como o céu poderá estar nublado ou prejudicado pela fumaça das queimadas, é possível que o fenômeno não esteja visível em algumas localidades do Brasil. Nesse caso, será possível acompanhar o evento em tempo real pela internet.

O Observatório Nacional vai transmitir ao vivo o eclipse parcial da Lua em seu canal oficial no YouTube com início previsto para as 21h30. 

Segundo Josina Nascimento, um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra.

“A penumbra é uma sombra mais clara, que ainda recebe um pouco de luz do Sol, então, quando a Lua está na penumbra (seja totalmente na penumbra ou parcialmente na penumbra) não se percebe nenhuma mudança a olho nu (sem o uso de instrumentos). A essa fase chamamos de fase penumbral. Há eclipses que são somente penumbrais. Ou seja, a Lua penetra na penumbra e depois sai da penumbra.”

Já a umbra é a sombra mais escura, onde não chega luz solar alguma. No eclipse parcial, a Lua começa a passar pela umbra, o que faz com que uma parte dela escureça e nós podemos ver isso simplesmente olhando para a Lua.

À medida que a Lua avança na umbra, ela vai ficando com uma "mordidinha" escura, que vai crescendo cada vez mais até o máximo do eclipse parcial. Agora, quando a Lua penetra completamente na umbra, ocorre o eclipse total da Lua.

“Então, todo eclipse total tem primeiro a fase penumbral, depois a parcial, depois a total, depois nova fase parcial e depois nova fase penumbral. E todo eclipse parcial tem primeiro a fase penumbral, depois a parcial e depois a penumbral”, explica Josina.

Segundo a astrônoma, o Brasil inteiro vai acompanhar o evento completo. Mas, este será um eclipse parcial com pequeníssima parte da Lua penetrando na umbra. No máximo do eclipse parcial somente 3,5% da área total da Lua estará escura.

Confira o cronograma do eclipse lunar (pelo horário de Brasília):

  • 17/09: Início do eclipse penumbral às 21h41;
  • 17/09: Início do eclipse parcial às 23h12;
  • 17/09: Eclipse parcial atinge o ápice às 23h44;
  • 18/09: Fim do eclipse parcial à 0h15;
  • 18/09: Fim do eclipse penumbral à 1h47.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:26, 24 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bolsa Família.
Social

Bolsa Família paga parcela de setembro a novo grupo nesta quinta (24)

Beneficiários podem acompanhar a liberação e movimentar os recursos por canais digitais; calendário de setembro entra na reta final.

Urna Eletrônica
Influência

Comunidade científica alerta para risco de interferência nas eleições; EUA estão no centro da preocupação

O temor expressado pelas entidades é de haver uma interferência de tal modo que afete "a soberania nacional, o funcionamento das instituições democráticas e a livre formação de vontade dos eleitores".

Radar de tráfego.
Equipamento

Agência de Transporte recua e suspende testes de radares de velocidade média no Brasil

A nova tecnologia que será testada calcula o tempo gasto pelo condutor para percorrer a distância entre dois ou mais pontos da rodovia.

mais notícias

+

Newsletter