O artista estava internado na Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Unimed, em Belo Horizonte, desde o dia 18 de outubro tratando um quadro de intoxicação medicamentosa.
Cantor e compositor Lô Borges. Foto: Bárbara Dutra/Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura
O compositor e cantor Lô Borges, um dos fundadores do movimento Clube da Esquina, faleceu aos 73 anos na noite do domingo (2). A informação foi confirmada pela família nesta segunda, 3 de novembro. O artista estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Unimed, em Belo Horizonte, desde o dia 18 de outubro tratando um quadro de intoxicação medicamentosa.
A produção do cantor e compositor Lô Borges confirmou que o artista passou por uma traqueostomia no último sábado, 25 de outubro. Seu quadro de saúde seguiu como grave, porém estável.
Segundo o boletim médico divulgado na segunda (27), o procedimento foi necessário para oferecer mais conforto e manter a ventilação mecânica.
Lô Borges foi um dos fundadores, ao lado do cantor e compositor Milton Nascimento, do movimento Clube da Esquina, que revolucionou a música nacional a partir dos anos 1970 e 1980. O movimento, batizado em referência a um disco homônimo de 1972, fundia influências do rock, do jazz e da música psicodélica com a tradição da MPB e das mineiras, criando uma sonoridade atemporal e complexa.
Algumas canções de autoria de Lô Borges são O Trem Azul, Um girassol da cor do seu cabelo, Tudo Que Você Podia Ser e Nada Será Como Antes, em parceria com Milton Nascimento.
Ele teve músicas gravadas por Tom Jobim, Elis Regina, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Beto Guedes, 14 Bis, Skank, Nando Reis, entre outros.
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que cria uma abertura na traqueia, permitindo a entrada de ar diretamente para os pulmões. Ele é feito quando as vias aéreas superiores (nariz, boca e garganta) estão obstruídas ou quando o paciente precisa de ventilação mecânica prolongada.
Já a ventilação mecânica é o uso de uma máquina para auxiliar a entrada e a saída de ar nos pulmões, reduzindo o esforço respiratório dos pacientes.
06:58, 11 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 10/02 teve um ganhador dos sete números; prêmio principal saiu para Balneário Rincão (SC).
Sorteio de terça-feira (10/02) em São Paulo não tem ganhador principal e distribui prêmios em várias faixas.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal; 33 apostas acertaram cinco números.
mais notícias
+