Amiga, trilha no Pico Paraná e jovem que foi encontrado. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
O jovem Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, que estava desaparecido no Pico Paraná desde o dia 1º de janeiro, foi localizado com vida na manhã desta segunda-feira, 5 de janeiro. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros do Paraná.
De acordo com o tenente-coronel Ícaro Gabriel, porta-voz da corporação, Roberto conseguiu chegar sozinho até a base da montanha, em uma fazenda localizada em Antonina Cacatu, após caminhar mais de 20 quilômetros. O resgate ocorreu sem intercorrências, e o jovem foi encaminhado para atendimento médico.
A família de Roberto também confirmou a localização por meio das redes sociais e publicou uma imagem do jovem após o resgate. Na mensagem, agradeceu o apoio recebido durante os dias de busca.
"Encontramos o Roberto" Ele está vivo, está bem e estamos já o encaminhando pro hospital. Obrigado a todos os anjos que vieram aqui nos ajudar! Obrigado pelas orações".
Roberto havia iniciado a trilha no Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde da última quarta-feira (31), acompanhado da amiga Thayane Smith. Em entrevista à Ric Record Paraná, ela afirmou que manteve contato com a família do jovem após o desaparecimento e comentou sobre o ocorrido.
Na conversa, Thayane reconheceu que errou ao seguir o percurso sem o amigo.
"Esse foi meu erro. Eu conversei com família e eu assumo meu erro. Eu sei que errei nisso de ter deixado ele ter vindo sem mim, mas tinham outras pessoas com ele. Não tinha como se perder. Não sei o que aconteceu".
Informações iniciais apontam que, durante a subida, Roberto passou mal e chegou a vomitar algumas vezes antes de alcançar o topo da montanha. A dupla chegou ao cume por volta das 4h da manhã de quinta-feira (1º), onde descansou por cerca de duas horas e encontrou outros dois grupos de trilheiros.
Na descida, os amigos fizeram uma nova parada em um ponto do percurso. Pouco tempo depois, o segundo grupo que estava no topo também iniciou o retorno e passou pelo local onde Roberto teria ficado, mas ele já não foi mais visto.
Os bombeiros foram acionados ainda na tarde de quinta-feira e iniciaram as buscas com o apoio de aeronaves equipadas com câmeras térmicas, além da atuação de voluntários e do uso de drones com sensores infravermelhos.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) acompanha o caso e instaurou investigação para apurar as circunstâncias do desaparecimento. No sábado, equipes estiveram no Pico Paraná e realizaram oitivas com familiares e com pessoas que fizeram a trilha no mesmo período. Até o momento, não há indícios de crime, e o caso segue sendo tratado como desaparecimento.
Thayane Smith informou que pretende divulgar a “história completa” após o encerramento das buscas. Desde o início da trilha, ela vinha publicando registros nas redes sociais, que ganharam repercussão após o desaparecimento. Nas imagens, Roberto aparece ao lado da amiga e de outros participantes do percurso, inclusive em um ônibus, enquanto comentavam que passariam a virada do ano acampados na montanha.
Em um vídeo publicado no dia 1º de janeiro, Thayane relatou as dificuldades da trilha.
“Falaram que era 5, 6 horas de viagem. Se passaram 4 horas e chegamos na metade”.
Após esse registro, Roberto não voltou a aparecer nas gravações.
Com o início das buscas, Thayane também publicou mensagens que repercutiram nas redes sociais. Em um story, escreveu:
“Interrogações, investigações, eita 2026 kkkkk. Feliz Ano Novo”, acompanhado de um emoji de risada. Em outra postagem, afirmou:
“Aprendizado, nunca mais andar com alguém que não é experiente em trilhas, não é seu estilo de vida e não tem pique para isso”.
2
4
22:38, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+