Luciano Hang e incêndio em estátua. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
O dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang, se pronunciou nas redes sociais após uma estátua de uma das suas unidades ser incendiada por vândalos. O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira, 23 de setembro, na Avenida Honorato Viana, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Um inquérito para investigar os crimes de dano e incêndio dolosos foi instaurado pela Polícia Civil (PCPE). (veja vídeo abaixo)
Conhecido como "véio da Havan", o empresário brasileiro lamentou o caso e ratificou ser o terceiro incêndio criminoso nos monumentos. Os outros dois aconteceram em São Carlos (SP) e Porto Velho (RO).
Pronunciamento
"Muito mais que um ataque ao nosso símbolo, foi um ataque ao que acreditamos: o direito de pensar diferente. Em que sociedade estamos vivendo, onde as pessoas não aceitam o contraditório?
Este é mais um ato de intolerância contra a Havan, uma empresa presente em todo o Brasil, que gera 22 mil empregos diretos e 120 mil indiretos.
E esta é a terceira vez que colocam fogo em nossas estátuas. Já aconteceu em São Carlos (SP) e Porto Velho (RO) e, até hoje, sem solução.
Tudo que queremos é continuar abrindo lojas, gerando emprego e renda para todo o país. Não podemos normalizar esse tipo de ataque de ódio. E não podemos deixar impune, mais uma vez.
Nossa estátua já diz tudo: Liberdade. E é por ela que sempre vamos lutar".
A estrutura, produzida em acrílico, era uma réplica da Estátua da Liberdade e havia sido instalado desde a inauguração da unidade.
De acordo com imagens do circuito de segurança da loja, dois suspeitos chegaram ao local por volta das 2h e atearam fogo no monumento. O Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE) foi acionado às 3h14 e conseguiu controlar as chamas, que chegaram a se espalhar para o terreno vizinho. A parte metálica da estátua foi a única parte que resistiu ao fogo.
A Havan, através de uma nota, classificou o incêndio como criminoso e afirmou que acompanha as investigações para que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.
3
4
13:50, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo equipes de patrulhamento, a dupla de turistas, pai e filho, perceberam o golpe depois de realizar o pagamento em uma máquina de cartão de crédito.
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.
mais notícias
+