Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Gestão João Campos deixa obra de R$ 2 milhões inacabada e moradores do Cordeiro denunciam prejuízos

A revitalização, com foco em pavimentação e drenagem, deveria ter sido finalizada pela gestão há seis meses atrás, ou seja, em dezembro de 2024.

Gabriel Alves

19 de junho de 2025 às 09:36   - Atualizado às 11:44

Placa na entrada da rua deixada pela gestão João Campos.

Placa na entrada da rua deixada pela gestão João Campos. Foto: Reprodução/TV Guararapes

Moradores da Rua Francisco Vita, no bairro do Cordeiro, situada na Zona Oeste do Recife, denunciam uma obra de pavimentação e drenagem inacabada da gestão João Campos, deixando a localidade com buracos, grande acúmulo de água após chuvas, lama, mato e calçadas intransitáveis, por estarem quebradas.

Na entrada da rua, há uma placa da prefeitura que informa:

  • Início da ação: Abril de 2024;
  • Valor da revitalização: R$ 2.332,844,44;
  • Prazo de finalização: 08 meses.

Ou seja, as obras deveriam ter acabado em dezembro do ano passado. Com isso, habitantes e veículos que passam pelo local enfrentam problemas como infestação de insetos: cobras, escorpiões, gambás e mosquitos, devido a junção da água poluída e a sujeira acumulada.

Resposta da gestão

A Secretaria de Saneamento do Recife esclarece que a obra na Rua Francisco Vita é para implantação do sistema de esgotamento sanitário do Cordeiro. De acordo com a gestão, nesta semana, as intervenções serão iniciadas para recuperação na rede de drenagem do local.

Por outro lado, a Compesa informa que só após a conclusão da obra e a transferência formal da operação, a companhia assumirá a responsabilidade pela manutenção da rede de atendimento às demandas de esgotamento sanitário na rua.

Veja Também

Manobra de João Campos

O Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), afirma que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), está tentando realizar uma manobra na Câmara Municipal para pagar o reajuste salarial da categoria com recursos dos precatórios do FUNDEF.

“Ontem, dia 16 de junho, nós tivemos a percepção da posição política do prefeito que quer que a Câmara Municipal, dentro do projeto do reajuste dos servidores e servidoras, autorize o prefeito a utilizar a base dos precatórios do FUNDEF para pagar os próprios abonos acordados na campanha salarial. E isso é um golpe no dinheiro, no recurso da educação”, destacou a coordenadora do Simpere, Jaqueline Dornelas.

Segundo entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU), os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) não podem ser usados diretamente para o pagamento de salários dos professores.

“Os precatórios do FUNDEF são fruto de uma luta política e jurídica travada pelo SIMPERE há anos. São direitos das professoras e professores da nossa rede, e não moeda de troca para manobras da gestão João Campos”, reforça o Simpere.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:05, 05 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Motorista desobedeceu ordem de parada e foi alcançado pelos policiais. Além disso, na ação policial os agentes encontrara, a droga que estava escondida em um furgão.
Apreensão

Homem é preso com 153 kg de maconha após tentar fugir de fiscalização da PRF em Juazeiro

Motorista desobedeceu ordem de parada e foi alcançado pelos policiais. Além disso, na ação policial os agentes encontrara, a droga que estava escondida em um furgão.

Alunos da rede municipal de ensino de Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Pernambuco

Ônibus escolar ameaça tombar na zona rural de Glória do Goitá e estudantes saem pela janela de emergência

Segundo as informações, o veículo ficou preso na via, o que gerou preocupação entre os estudantes. Durante a ocorrência, um motociclista que passava pelo local auxiliou os alunos.

André Ferreira, Túlio Gadêlha, Eduardo da Fonte, Maria Arraes, Mendonça Filho e Luciano Bivar.
Eleições 2026

Sete deputados federais de Pernambuco não disputarão a reeleição em 2026; veja quais serão os próximos passos

Parlamentares vão concorrer ao Senado, à Assembleia Legislativa ou deixarão a vida política nas eleições deste ano

mais notícias

+

Newsletter