Ex-vereador José Joacir Cristóvão da Silva, que foi morto durante operação. Foto: Redes Sociais/Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
O ex-presidente da Câmara de Vereadores de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco, José Joacir Cristóvão da Silva, conhecido como Oim, de 47 anos, morreu durante uma operação da Polícia Militar (PMPE) realizada na tarde da quinta-feira, 18 de dezembro, no município de Vertentes, também no Agreste do estado.
Segundo informações da Secretaria de Defesa Social (SDS), equipes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) foram ao município para cumprir dois mandados de prisão e, ao chegarem ao local, teriam sido recebidas a tiros. Durante a ação, José Joacir foi atingido. Ele chegou a ser socorrido para uma unidade hospitalar da região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Ainda de acordo com a SDS, no decorrer da operação os policiais apreenderam uma arma de fogo com numeração suprimida, um carregador de pistola, munições intactas e deflagradas, além de aparelhos celulares que estavam no local.
A ocorrência foi registrada na 131ª Delegacia Circunscricional de Vertentes como porte ilegal de arma de fogo e morte por intervenção legal de agente do Estado. A Polícia Civil (PCPE) instaurou um inquérito para apurar todas as circunstâncias envolvendo a operação policial e a morte do ex-vereador.
Paralelamente, a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social abriu um procedimento preliminar com o objetivo de acompanhar o inquérito policial e verificar eventual repercussão administrativa dos fatos.
Em nota, a SDS informou que “esse procedimento segue o protocolo estabelecido, segundo o qual todos os casos com intervenção policial da qual ocorra lesão ou morte geram a abertura de Inquérito Policial e Investigação Preliminar na Corregedoria”.
A Prefeitura de João Alfredo se manifestou por meio das redes sociais e divulgou uma nota de pesar lamentando a morte de José Joacir Cristóvão da Silva. No comunicado, o município afirmou:
"É com grande pesar que a prefeitura de João Alfredo recebe a notícia do falecimento do Ex Vereador e Ex Presidente da Câmara Municipal, José Joacir Cristóvão da Silva, conhecido por Oim.
Neste momento de luto expressamos solidariedade ao Vereador Júlio César, aos seus familiares e amigos.
Que Deus o receba na morada eterna em paz e conforte os que aqui sentem sua partida".
José Joacir, que já havia presidido a Câmara de Vereadores de João Alfredo, também era citado em investigações policiais anteriores. Em 2024, ele foi apontado pela Polícia Federal como suspeito de chefiar uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas, com atuação em diferentes estados do país.
Na ocasião, o ex-vereador foi alvo de um mandado de prisão durante uma operação da Polícia Federal do Mato Grosso do Sul voltada ao combate ao tráfico transnacional de drogas. Segundo a PF, a ação resultou no cumprimento de 12 mandados de prisão temporária, sete prisões em flagrante e 16 mandados de busca e apreensão, executados em nove cidades distribuídas por seis estados brasileiros: Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina e Goiás.
3
08:59, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+