Cachorro é atacado por pitbull em Jaboatão dos Guararapes; criação de animal é proibida por lei. Foto: Reprodução/Internet
Um cachorro foi brutalmente atacado por um pitbull sem focinheira, nesta quarta-feira , 31 de julho, na Rua São Paulo, no bairro Dom Hélder, Jaboatão dos Guararapes. O ataque aconteceu no horário de saída das escolas, gerando pânico entre os moradores. O animal atacado sofreu um ferimento grave no pescoço, e sobreviveu devido à intervenção rápida.
Segundo o relato da tutora, identificada como Jaquelinne Silva, um homem circulava livremente com dois pitbulls, sem focinheira. Na ocasião, ela e o filho precisaram agir com urgência para afastar os cães.
"Um rapaz tem circulado com dois cachorros da raça pitbull, de grande porte, sem focinheira, colocando todos em risco. Hoje, infelizmente, meu cachorro foi brutalmente atacado por um desses cães, ficando com um ferimento grave no pescoço. No momento do ataque, eu e meu filho tentávamos salvar nosso animal, por isso não consegui filmar ou registrar o ocorrido", disse a mulher.
O risco, segundo ela, poderia ter atingido uma criança ou qualquer outra pessoa que estivesse na rua.
"Poderia ter sido uma criança, um idoso ou qualquer outra pessoa. Esses cães estão soltos e sem qualquer medida de segurança, o que é proibido por lei".
Além do sofrimento do pet, a situação acendeu um alerta para a ausência de fiscalização e medidas de segurança. Os dois cachorros de grande porte, foram vistos passeando pelo bairro sem focinheira, o que é proibido por lei estadual em Pernambuco.
O caso gerou indignação na comunidade, que pede providências urgentes. A denúncia foi compartilhada nas redes sociais para que o caso chegue às autoridades competentes e que os responsáveis pelos animais sejam identificados.
A criação e circulação de cães das raças Pitbull, Pitbull Terrier, Rottweiler e Dobermann estão sujeitas a regras no Estado de Pernambuco. A Lei Estadual nº 12.469, em vigor desde 18 de novembro de 2003, determina uma série de exigências para garantir a segurança pública, inclusive para cães de qualquer raça com histórico de agressividade.
O não cumprimento da medida pode implicar na apreensão do animal, pagamento de multa que pode chegar a R$ 10 mil, e o tutor ainda pode responder criminalmente.
De acordo com a Lei Municipal nº 225/08, a criação e a circulação de cães da raça Pitbull são proibidas em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A medida está em vigor desde 2008 e estabelece penalidades severas para quem descumprir a norma.
Conforme a medida, é proibido manter Pitbulls em casa ou levá-los às ruas. Quem for flagrado com um cão da raça pode pagar multa de R$ 3.000, além de perder a guarda do animal.
3
06:18, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+