Brasileiro de 31 anos que faleceu durante o conflito. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Gustavo Viana Lemos, de 31 anos, natural de Laguna, no sul de Santa Catarina, morreu enquanto prestava serviço militar ao lado das tropas ucranianas na guerra contra a Rússia. A informação foi confirmada por um amigo próximo à família e divulgada pela emissora SCC 10, afiliada do SBT no estado.
O catarinense, ex-integrante da Marinha do Brasil, atuava na Ucrânia de forma voluntária desde o início deste ano, com o objetivo de apoiar o país em conflito.
A causa da morte ainda não foi divulgada, e a família aguarda atualizações de autoridades internacionais. De acordo com Maycon Silveira, amigo da vítima, o corpo será cremado.
“Perdi um amigo, um homem de coragem e honra”, declarou ele ao SCC 10.
A Ucrânia anunciou no dia 5 de julho, que atingiu uma base aérea russa na região de Voronezh, durante um contra-ataque às ofensivas intensificadas de Moscou. De acordo com o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, a ação resultou na destruição de armamentos e pelo menos uma aeronave estacionada na base de Borisoglebsk.
A publicação oficial foi feita no Facebook, onde o comando militar ucraniano detalhou que o alvo principal era um depósito contendo bombas planadoras. Além da destruição confirmada de uma aeronave de treinamento, há possibilidade de outras unidades também terem sido danificadas. O local abriga caças russos como os modelos Su-34, Su-35S e Su-30SM, segundo os ucranianos.
Enquanto a Ucrânia executava o ataque em Voronezh, a Rússia lançou sua maior ofensiva aérea desde o início da guerra. Durante a madrugada de sexta para sábado, Moscou disparou 322 artefatos contra a Ucrânia, entre drones, mísseis e chamarizes. A força aérea ucraniana informou ter abatido 157 dessas ameaças e relatou a perda de outras 135, que provavelmente foram bloqueadas por sistemas de defesa.
A principal região atingida pelos ataques russos foi Khmelnytskyi, no oeste da Ucrânia. O governador local, Serhii Tyurin, afirmou que não houve registro de feridos ou danos materiais relevantes na região.
3
4
10:52, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
mais notícias
+