Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bebê de oito meses morre após ser deixado com irmão de 5 anos enquanto mãe estava em baile funk

A polícia informou que Vanuza é mãe de cinco filhos, mas apenas dois, a bebê e o menino de 5 anos, moravam com ela. Os outros três não viviam na mesma residência.

Isabella Lopes

11 de agosto de 2025 às 19:05   - Atualizado às 19:07

Mãe presa após morte da filha.

Mãe presa após morte da filha. Foto: Reprodução/Internet.

Uma mulher de 23 anos foi presa neste domingo, 10 de agosto, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, após deixar os filho, um menino de 5 anos e uma bebê de 8 meses, sozinhos para ir a um baile funk. Segundo a Polícia Civil, a suspeita, identificada como Vanuza Moura, é investigada por abandono de incapaz seguido de morte.

De acordo com informações da 34ª DP (Bangu), a mãe teria saído de casa durante a madrugada e passado mais de seis horas fora. Testemunhas relataram que Vanuza deixou uma mamadeira pronta e pediu ao filho mais velho que alimentasse a bebê quando ela chorasse.

Quando retornou, por volta das 8h30 da manhã, encontrou a filha sem respirar. A principal suspeita é de que a bebê tenha se engasgado com o leite e morrido sufocada enquanto estava sob os cuidados do irmão.

Tentativa de socorro e situação insalubre

Após perceber que a filha não apresentava sinais vitais, Vanuza tentou levá-la para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Magalhães Bastos. No entanto, a criança já chegou ao local sem vida. Profissionais da saúde acionaram a polícia, que efetuou a prisão da mulher ainda na unidade. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, que também foi à residência da suspeita para verificar as condições em que as crianças viviam.

De acordo com os agentes, a casa apresentava um cenário insalubre e sem condições adequadas para crianças. As paredes estavam sujas, roupas estavam rasgadas e o ambiente não oferecia segurança para menores de idade.

Veja Também

Moradores da região ouvidos pela polícia afirmaram que não era a primeira vez que Vanuza deixava os filhos sozinhos em casa para sair. Segundo eles, a prática era recorrente, e a mulher se ausentava por longos períodos.

Histórico familiar e investigação

A polícia informou que Vanuza é mãe de cinco filhos, mas apenas dois, a bebê e o menino de 5 anos, moravam com ela. Os outros três não viviam na mesma residência. Com a morte da bebê, o filho mais velho foi entregue ao Conselho Tutelar, que ficará responsável por definir a destinação da criança.

O caso segue sob investigação da 34ª DP (Bangu). A principal linha de apuração é que a morte tenha ocorrido devido a asfixia causada por engasgo com a mamadeira, mas exames periciais serão realizados para confirmar a causa.

A Polícia Civil também analisa os relatos das testemunhas e o histórico da mãe para entender o contexto do abandono. Vanuza Moura permanece presa e vai responder pelo crime de abandono de incapaz com resultado morte, previsto no Código Penal Brasileiro.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:29, 25 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Operação Controle Paralelo.
Investigação

Operação Controle Paralelo cumpre 20 mandados contra suspeitos de corrupção em presídios de Pernambuco

A operação apura a possível participação de integrantes do grupo em crimes de corrupção, extorsão, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Cartão do PIS/Pasep ao lado de dinheiro do abono e calculadoras.
Ressarcimento

Novo lote do antigo PIS/Pasep é liberado pela Caixa; confira o calendário

Consulta exige uma conta gov.br com nível reforçado de segurança, enquanto o prazo definitivo para solicitar os valores continua correndo.

Ato tem como tema "O Calvário das Mulheres: nenhuma cruz a mais".
Mobilização

Vigília no Recife denuncia avanço do feminicídio e cobra proteção às mulheres

Ato acontece nesta terça-feira (25), às 19h, na Praça do Campo Santo, e vai instalar 100 cruzes em memória das mulheres vítimas de feminicídio.

mais notícias

+

Newsletter