Agente do CPRH em apreensão no Sertão de Pernambuco. Foto: Divulgação
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou, no sábado e domingo, 8 e 9 de novembro, uma operação de combate à caça e criação de animais silvestres na área de amortecimento do Parque Estadual Mata da Pimenteira (PEMP), em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. A “Operação Varredura” apreendeu 100 pássaros que estavam em residências e criadouros, 26 armadilhas para captura de aves e uma espingarda calibre 12 de cano serrado. Além dos autos, foram aplicados R$ 63.000,00 em multas. (veja vídeo abaixo)
“Essa é mais uma operação de fiscalização da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação da CPRH. Estamos reforçando o combate aos crimes ambientais nessas áreas de proteção em todo o estado. Já realizamos operações na semana passada e vamos continuar essa semana.”, explicou o analista em Gestão Ambiental da Agência CPRH, Cosme Castro.
Os animais que estavam em boas condições foram soltos dentro da área do PEMP, que é uma Unidade de Conservação gerida pela CPRH. Os pássaros que estavam debilitados foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestre da CPRH (Cetras Tangara), na Zona Norte do Recife. A operação foi realizada em parceria com a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) e do 14º Batalhão da Polícia Militar.
Na manhã do dia 19 de outubro, policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) flagraram um torneio ilegal de canto de pássaros no Zumbi do Pacheco, em Jaboatão dos Guararapes.
A ação foi realizada durante um cumprimento da Ordem de Serviço em convênio com a CPRH.
Durante a fiscalização, os militares constataram que os participantes não possuíam as devidas licenças ambientais exigidas para a realização da atividade. Ao todo, foram apreendidas 118 aves silvestres, sendo 28 com os respectivos envolvidos e 90 sem identificação de responsáveis, além de 118 estacas utilizadas como suporte de gaiolas.
Os policiais militares conduziram os vinte indivíduos presentes até a Delegacia de Prazeres, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
As 90 aves sem identificação foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) Tangará, onde receberão os devidos cuidados e avaliação veterinária.
2
3
4
02:25, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+