Raquel Lyra assinando documento. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
O Governo de Pernambuco deu mais um passo para a realização do 1º Concurso Público Unificado do Estado, anunciado pela governadora Raquel Lyra (PSD) em agosto. Nesta segunda-feira, 29 de setembro, foi publicada no Diário Oficial a portaria que formaliza a criação da comissão organizadora do certame e amplia o número de vagas inicialmente previstas.
De acordo com o documento, a seleção passa a oferecer 460 oportunidades, cinco a mais do que o quantitativo divulgado no primeiro anúncio, que era de 455. Apesar do acréscimo, o governo ainda não detalhou a nova distribuição por cargos ou órgãos estaduais.
A comissão organizadora, composta por 13 membros de diferentes secretarias e entidades, será responsável por acompanhar e normatizar todos os trâmites da seleção. A Secretaria de Administração (SAD) concentra o maior número de representantes, reforçando o papel central da pasta na condução do processo. Com a comissão já instalada, o próximo passo será a escolha da banca organizadora. Até agora, não há prazo definido para a publicação do edital, mas a expectativa entre os candidatos cresce à medida que os preparativos avançam.
No último detalhamento oficial, ainda referente às 455 vagas, a divisão contemplava diferentes áreas da administração pública estadual. A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) teria 50 vagas para analista de regulação de serviços públicos delegados. Já a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) contaria com 88 oportunidades para analista em tecnologia da informação e comunicação.
Outro destaque era a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que ficaria com 98 postos distribuídos entre analistas e assistentes de gestão ambiental. O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) aparecia com 39 vagas para analistas e assistentes em metrologia e qualidade industrial.
Na Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape), estavam previstas 15 vagas para analista em gestão previdenciária e analista jurídico-previdenciário. Já a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) teria 29 vagas para analistas em atendimento e gestão socioeducativa, incluindo especialidades como nutrição, pedagogia e serviço social.
A própria Secretaria de Administração (SAD) aparecia com 82 oportunidades para gestores governamentais nas áreas administrativa e contábil. Além disso, a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag) ficaria com 27 vagas voltadas para gestores governamentais em planejamento, orçamento e gestão. Por fim, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) teria outras 27 vagas para a especialidade em controle interno.
Com a ampliação para 460 vagas, a expectativa é que o governo atualize em breve a nova configuração da distribuição. A iniciativa de concentrar em um único concurso diversas seleções de órgãos estaduais busca dar mais eficiência e transparência ao processo, além de ampliar as chances para os candidatos.
Enquanto a banca organizadora não é definida, os interessados seguem na expectativa da publicação do edital. O concurso unificado já se consolida como um dos mais aguardados do serviço público estadual em 2025.
3
16:54, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Vale destacar que a governadora Raquel Lyra confirmou que vai realizar um certame destinado a Segurança Pública neste ano.
O prefeito confirmou a informação durante reunião realizada na quinta-feira, 12 de fevereiro, na Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE).
A minuta detalha a divisão das vagas excedentes entre os cinco cargos da área Policial. O cargo de agente concentra a maior parte das oportunidades
mais notícias
+