Pernambuco, 13 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Mazelas Pós-Pandemia: O Impacto da Nudez Revela o Vazio e o Fracasso da Humanidade

"Diante do espelho, contemplamos a fraqueza e o vazio. Tal percepção conduz multidões à cachaça, às jogatinas e ao sexo excessivo", diz o colunista Edinázio Vieira.

Redação

14 de outubro de 2025 às 15:17   - Atualizado às 15:17

Mazelas Pós Pandemia O Impacto da Nudez Revela o Vazio e o Fracasso da Humanidade.

Mazelas Pós Pandemia O Impacto da Nudez Revela o Vazio e o Fracasso da Humanidade. Foto: Divulgação

Diante do espelho, contemplamos a fraqueza e o vazio. Tal percepção conduz multidões à cachaça, às jogatinas, ao sexo excessivo, à frequência a cinemas, shows, teatros e a todos os tipos de entretenimento, buscando uma satisfação pessoal. Isso é um fracasso.

Ao longo de centenas de anos, a civilização fracassou. Mais de três bilhões de pessoas, segundo a OMS, sofrem algum tipo de distúrbio mental, neurológico ou cognitivo, manifestado por excesso de tristeza, menos-valia e baixa autoestima. Vivemos revestidos de cascas, vernizes e maquiagem para esconder as mazelas. Observemos as pessoas: quanto mais embalagem, quanto mais maquiagem no “produto”, menos conteúdo existe.

Os remédios não resolvem, a religião é uma máscara efêmera, e os sintomas fazem “caras e bocas” no espelho da vida, deixando o sujeito isolado, se lamentando. Então, ele busca o suicídio, não tolera o próximo e briga com os reflexos. A sombra das mazelas o persegue.

A pandemia obrigou o indivíduo a ter o encontro com ele mesmo. Então, esse ser se assustou, e tentou ao seu modo fazer uma “cirurgia psíquica”, realizando mudanças sem nenhuma metodologia. Quando buscou ajuda profissional, houve uma certa transferência desse profissional, que também foi vítima do mesmo processo.

A questão é: houve a vacina para a Covid; contudo, não há vacina, nem mesmo, até o momento, metodologia para curar a decepção do humano com ele mesmo.

Veja Também

A nudez ocorreu no momento em que tiramos a casca, a maquiagem, na hora que adentramos no nosso lar, nos aposentos, sem a capa de governante, juiz, artista, ou desprovidos de títulos ou de profissões. Passamos a ser apenas humanos impotentes.

Foi assim que, numa noite e num dia escuro, onde a resposta não vinha, o humano se deparou com sua nudez, não só diante de si, mas também da própria família. Nesse ambiente, todos estavam nus frente ao outro e de si, o que se tornou um choque fatal para expor e retirar a máscara que cobria a humanidade.

Após a pandemia, os sintomas berraram, o silêncio gritou. Todos os humanos passaram a buscar uma prótese externa ou interna para substituir o “útero materno”.

Estamos nus diante do outro, acreditando que vestimos as melhores indumentárias, enquanto fingimos que está tudo bem. Entretanto, o sofrimento psíquico faz morada quase eterna, e a vida, para muitos, são fardos dos quais eles tentam se livrar.

Estamos nus diante de um grande espelho: a vergonha do eu, as faltas, as dúvidas, e as incertezas face às próteses que foram usadas sem eficácia. A civilização espremeu as pulsões que resistiram e não se satisfizeram, parecendo um bicho preso que, quando se solta, ninguém segura. Será que a modernidade tenta parir um novo humano?

Diante das mazelas, pandemias, climas, guerras e terremotos, surgiu um ser desconfiado e pensativo que nós chamamos de humano.

Toda a tecnologia e as invenções humanas apenas distanciaram o humano dele mesmo. Estamos beirando o abismo da extinção, a vergonha da nudez do humano comprometeu a sua caminhada, e a dor e a falta contribuem para o fim.

Diagnósticos foram emitidos sem critérios sustentáveis, as soluções médicas falharam, os remédios inventados têm o selo da comunidade científica, mas são ineficazes. As próteses, tais como a religião e todas as alternativas, patinam. Está aí o humano nu, com a mão no bolso.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:06, 13 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Rio de Janeiro um estado em guerra, o que fazer ?
Coluna

Rio de Janeiro: um estado em guerra, o que fazer? - Por Edinázio Vieira

"A tragédia ocorrida em outubro de 2025, quando uma operação do governo do Rio invadiu uma favela e matou mais de 100 pessoas, expôs o grau de despreparo e falência social", escrevou o colunista.

Demência.
Coluna

Artigo: O avanço da demência no Brasil - Por Edinázio Vieira

"A população não é orientada para cuidar das suas mazelas. Não existe uma política pública para reduzir os danos emocionais", escreveu o colunista.

Edinázio Vieira.
Coluna

Artigo: O mundo é fake produzido por nós - Por Edinázio Vieira

"O mundo é fake produzido por nós. O mundo é subjetivo, é abstrato, formado por sistemas idealizadas e compulsivos", escreve colunista.

mais notícias

+

Newsletter