Clima chuvoso na cidade do Recife, em Pernambuco. Foto: Reprodução. Arte: Porta de Prefeitura
O feriadão da Semana Santa começa com tempo firme em quase todo o estado de Pernambuco. Segundo a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a tendência é de céu parcialmente nublado e ausência de chuvas na maior parte das regiões nesta quinta-feira, 17 de abril.
A única exceção é Fernando de Noronha. O arquipélago entrou em Estado de Atenção devido à previsão de pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte. A instabilidade deve se manter até a sexta-feira (18), com o céu variando entre nublado e parcialmente nublado.
Já no restante do estado, a Apac reforça que o tempo deve permanecer estável.
“Parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia”, destacou a agência em boletim divulgado na manhã desta quinta.
O feriadão da Páscoa deve ser de tempo instável em diversas regiões do Brasil. Segundo boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas em todas as regiões do país até a próxima segunda-feira, 21 de abril.
Na Região Sudeste, as precipitações devem se concentrar principalmente no centro-sul de Minas Gerais e no Espírito Santo. Já no Centro-Oeste, as chuvas devem atingir áreas de Mato Grosso e Goiás.
No Sul, o tempo tende a permanecer estável, com exceção do centro-norte do Paraná, onde são esperados os maiores volumes de chuva da região.
Na Região Norte, os maiores acumulados estão previstos para o norte e sul do Amazonas, além dos estados do Pará, Acre e Amapá.
O Nordeste também deve registrar instabilidades, especialmente no oeste do Maranhão e nos litorais da Bahia e de Sergipe.
No Recife, deve-se registrar tempo firme nos primeiros dias do feriado prolongado da Páscoa, com predomínio de sol e poucas nuvens, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na sexta (18), a capital pernambucana terá mínima de 26°C e máxima de 32°C.
O tempo se mantém com céu limpo pela manhã e à tarde, e com poucas nuvens à noite. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 90%, com ventos fracos a moderados, soprando predominantemente do leste e nordeste.
2
23:12, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+