Pernambuco, 03 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PE: Rio Jaboatão atinge cota de alerta para risco de inundação em Moreno

Segundo a Apac, o nível do afluente segue sendo acompanhado em conjunto com a Defesa Civil, que monitora possíveis impactos nas áreas próximas.

08 de maio de 2026 às 10:00   - Atualizado às 18:10

Rio Jaboatão, em Moreno.

Rio Jaboatão, em Moreno. Foto: Reprodução/Redes sociais

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou, na manhã desta sexta-feira, 8 de maio, que o Rio Jaboatão atingiu a cota de alerta no município de Moreno após as fortes chuvas registradas nas últimas horas no estado.

O comunicado foi divulgado por volta das 8h e aponta que tanto Moreno quanto Jaboatão dos Guararapes devem permanecer em estado de atenção devido ao risco de inundação.

Segundo a Apac, o nível do rio segue sendo acompanhado em conjunto com a Defesa Civil, que monitora possíveis impactos nas áreas próximas ao leito do rio. O alerta pode ser atualizado ao longo do dia, dependendo das condições climáticas e do volume de chuva.

O aviso acontece em meio aos altos acumulados registrados em várias cidades pernambucanas nas últimas 24 horas.

De acordo com levantamento divulgado pela Apac nas primeiras horas desta sexta-feira, Rio Formoso apresentou o maior volume de chuva do estado, com 90,6 milímetros acumulados. As demais cidades foram:

Veja Também

  • Cortês - 66.9 mm
  • Ribeirão - 66.2 mm
  • Bonito - 66.0 mm
  • Água Preta - 57.6 mm

Tempo em Pernambuco

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) manteve, na manhã desta sexta-feira, 8 de maio, o estado de atenção para as regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul e inclui o arquipelago de Fernando de Noronha na categoria laranja.

Segundo a agência, a manutenção do alerta ocorre devido ao acumulado de chuva registrado nas últimas horas em diversas cidades pernambucanas.

De acordo com os dados divulgados, alguns municípios já ultrapassaram os 40 milímetros de chuva em apenas 12 horas. Em determinadas áreas, os acumulados chegaram perto de 50 milímetros nas últimas 24 horas.

A previsão indica que as instabilidades devem continuar ao longo do dia, aumentando o risco de alagamentos, pequenos deslizamentos e outros transtornos em áreas vulneráveis.

A Apac orienta que moradores de regiões de risco, principalmente próximos a encostas, canais e locais com histórico de alagamentos, fiquem atentos às orientações da Defesa Civil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:07, 03 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Chuva ou sol? Confira como fica o tempo em Pernambuco neste fim de semana de eleições.
Previsão

Pernambuco: saiba se chove no domingo (4), dia do 1° turno das eleições, segundo Apac

O clima deve alterar na Região Metropolitana do Recife (RMR), além das Matas Norte e Sul e no Agreste.

Fóssil de medula de preguiça-gigante é encontrado em sítio de Caruaru.
Geologia

Agricultor encontra fósseis de animais pré-históricos após seca em reservatório de Caruaru

Descoberta começou em 2013, quando o trabalhador limpava o local; pesquisadores defendem a preservação dos vestígios encontrados na zona rural.

Calor no Brasil
Clima

Inmet alerta que calor acima da média e chuvas irregulares devem marcar outubro no Brasil

O cenário pode provocar impactos na agricultura, que pode dificultar a recuperação da umidade do solo e o avanço da semeadura da safra de verão.

mais notícias

+

Newsletter