Alerta de chuvas no Recife e região Foto: Reprodução
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), este fim de semana será de chuvas intensas na maior parte dos municípios do estado. A previsão foi anunciado em publicação feita no perfil oficial do Instagram da instituição, na manhã desta quarta-feira, 6 de maio.
Conforme a Apac, as fortes chuvas começam a engrossar a partir desta sexta-feira, 8 de maio, na Região Metropolitana do Recife e zonas da mata, quando passa de Fraca (até 10mm) para Fraca a Moderada (até 30mm).
No sábado (9), toda a região próxima ao litoral pernambucano passa a ter previsão de chuva Moderada (até 50mm).
No domingo do Dia das Mães (10), a Apac indica que a chuva fica mais intensa no Grande Recife e Mata Norte, chegando a Moderada a Forte (até 100mm), permanecendo Moderada na Mata Sul.
As três regiões seguem com chuva Moderada na segunda-feira (11).
Já no Agreste do estado, a previsão é de chuva Fraca a Moderada em todos os dias, com exceção do domingo, quando aumenta a intensidade para Chuva Moderada.
No Sertão de Pernambuco, haverá, segundo a Apac, variação entre chuva Fraca e Fraca a Moderada.
No distrito de Fernando de Noronha, as chuvas serão Fraca a Moderada no sábado, e Moderada nos outros dias.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima informa que a população deve ficar atenta aos comunicados e alertas tanto da Apac, como da Defesa Civil, para os avisos de chuvas, principalmente moradores de áreas de risco.
Amarelo - Observação: Chuva moderada, com menor probabilidade de impactos.
Laranja - Atenção: Chuvas moderadas a fortes, com acumulados que podem ser elevados.
Vermelho - Perigo: Chuvas de intensidade muito forte, próximo ou acima de (100mm).
Os números de emergência da Defesa Civil na Região Metropolitana do Recife (RMR) para solicitações de vistorias, alagamentos e risco de deslizamentos em maio de 2026 são:
Números de Emergência
Defesa Civil na RMR (Municípios)
2
18:13, 23 Out
29
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com a CBTU, a iniciativa atende à Resolução nº 23.759/2026 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina a oferta gratuita de transporte coletivo urbano.
Inaugurado em 2000, o espaço integra o projeto Eu Vi o Mundo Ele Começava no Recife, que também inclui a rosa dos ventos de Cícero Dias, no Marco Zero.
A recuperação da malha viária busca melhorar as condições de circulação, proporcionar mais conforto nos deslocamentos e favorecer a mobilidade de motoristas, passageiros, pedestres e demais usuários das vias.
mais notícias
+