Pernambuco, 18 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Onda de calor INTENSO atingirá ESTADOS nas próximas semanas, diz MetSul

11 de dezembro de 2023 às 11:06

A MetSul Meteorologia projeta para a metade deste mês o calor excessivo nos estados do Centro-Sul do país, o que fará com que a temperatura dispare a alcance valores muito altos, inclusive ao redor dos 40ºC e acima dos 40ºC.

O Rio Grande do Sul teve um episódio de calor muito intenso de um dia apenas no início do mês, mas não foi de grande abrangência. Assim, o calor forte a intenso atingirá uma área muito maior no território brasileiro, afetando diversos estados.

A massa de ar quente será ampla e vai alcançar os estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste com marcas muito acima da média histórica de dezembro, entretanto os maiores desvios da climatologia histórica tendem a se dar no Sul do país, em particular no Rio Grande do Sul.

No Centro-Oeste, normalmente, os dias mais quentes do ano ocorrem no fim do inverno e durante a primavera, no final da temporada seca. No trimestre de verão, dezembro a fevereiro, a maior ocorrência de chuva e a maior presença de umidade costuma frustrar extremos de temperatura alta.

Mesmo assim, a tendência é que entre o final desta semana e o começo da próxima as temperaturas atinjam valores muito altos no Centro-Oeste com marcas mais comuns de se observar nos períodos mais quentes da primavera do que em dezembro, sobretudo nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

Leia Também

Máximas na casa dos 40ºC, que se tornam menos prováveis nesta época pela atmosfera mais úmida, podem ser anotadas nos dois estados do Centro-Oeste. Calor muito intenso para os padrões de dezembro pode atingir ainda o interior de São Paulo, onde também nesta época do ano a chuva habitualmente evita máximas muito altas como as da estação seca. Uma massa de ar muito quente vai se instalar sobre o Norte da Argentina e o Paraguai, expandindo-se para o Centro-Oeste e o Sul do Brasil.

Marcas acima de 40ºC ocorrerão no Norte argentino e na região mais perto da Cordilheira dos Andes, no Oeste do país. No Rio Grande do Sul, a temperatura se elevará muito na segunda metade da semana, em particular de sexta-feira em diante.

A sexta e o próximo fim de semana devem ser muito quentes no estado gaúcho com noites de temperatura alta e tardes de excessivo calor.

Muitas cidades gaúchas podem registrar no final da semana e durante o próximo fim de semana máximas entre 35ºC e 40ºC, não se descartando registros localizados ao redor ou acima de 40ºC. A Grande Porto Alegre e os vales, por exemplo, podem anotar marcas de 37ºC a 39ºC em vários municípios com máximas localmente superiores.

Será uma incursão de ar muito quente atingirá todo o Rio Grande do Sul e praticamente todo o Sul do Brasil. Mesmo localidades serranas, de maior altitude, devem ter calor excessivo no próximo fim de semana.

A temperatura deve atingir e passar dos 35ºC, por exemplo, em algumas cidades da Serra Gaúcha no próximo fim de semana.

MetSul

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

23:09, 18 Jan

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

Inmet
TEMPO

INMET prevê chuvas intensas em 19 estados até este sábado (18); SAIBA QUAIS

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso meteorológico de perigo potencial para chuvas intensas em grande parte do país, abrangendo 19 estados.

BOLHA DE CALOR com temperaturas de até 40°C deve atingir o Brasil nos próximos dias
Clima

BOLHA DE CALOR com temperaturas de até 40°C deve atingir o Brasil nos próximos dias

O calorão deve ser seguido por temporais isolados, podendo também haver queda de granizo e vendaval.

Chuva
Clima

APAC renova alerta de CHUVAS moderadas e FORTES em Pernambuco; VEJA EM QUAIS REGIÕES

Segundo o órgão, a instabilidade deve ser mais significativa entre a noite desta terça-feira, 14 de janeiro e a madrugada de quarta-feira (15), porém, o aviso segue válido ao longo do dia.

mais notícias

+

Newsletter