07 de dezembro de 2023 às 10:51
O observatório Solar Dynamics, da Nasa, registrou um grande buraco de 800 mil quilômetros, que equivale ao tamanho de 60 terras na coroa solar, a camada mais externa da atmosfera do Sol. O buraco foi detectado no domingo, 3 de dezembro.
Com o giro do astro, essa abertura ficou virada para o planeta, causando impactos na Terra. Além de ser fenômeno comum, este buraco tem tamanho considerado sem antecessores em relação aos registros passados.
Com a abertura, são liberados feixes de radiação mais fortes que o normal, atingindo a Terra.
De acordo com a Nasa, os buracos coronais são regiões na atmosfera do Sol onde os campos magnéticos se abriram, permitindo que o vento solar escape mais rapidamente. Essas aberturas podem aparecer em qualquer região do astro, e são mais comuns durante o mínimo solar (período de menor atividade no ciclo solar).
1
2
4
09:44, 20 Jan
26
°c
Fonte: OpenWeather
Uma faixa que se estende do norte do Amapá ao sudoeste do Rio Grande do Sul, passando por 21 estados e pelo Distrito Federal, tem previsão de altos volumes neste domingo (19).
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso meteorológico de perigo potencial para chuvas intensas em grande parte do país, abrangendo 19 estados.
O calorão deve ser seguido por temporais isolados, podendo também haver queda de granizo e vendaval.
mais notícias
+