Pernambuco, 27 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Inmet faz alerta para chuvas intensas de até 100 mm; veja áreas em risco

De acordo com as orientações da instituição, a população deve evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, entre outras medidas.

15 de fevereiro de 2025 às 16:11   - Atualizado às 21:59

Inmet alerta para chuvas intensas.

Inmet alerta para chuvas intensas. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado, 15 de fevereiro, um alerta laranja de perigo para chuvas intensas com volumes que podem chegar a 100 milímetros por dia e ventos de 60 a 100 quilômetros por hora para grande parte da região Norte do país, oeste do Maranhão e extremo norte do Mato Grosso.

O alerta vale até as 10h deste domingo (16), e destaca riscos potenciais de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

De acordo com as orientações da instituição, a população deve evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de não procurar abrigo debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento.

Para mais informações, é necessário entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199 ou buscar o Corpo de Bombeiros, em casos de emergência, pelo número 193.

Durante todo o sábado, a capital do Pará, Belém, tem previsão de muitas nuvens com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas e os termômetros devem chegar a 31 graus Celsius (ºC), com temperatura mínima de 23ºC.

Em Cuiabá, a previsão também é de chuvas, com variação de temperatura de até 10ºC. A máxima será de 34ºC.

Em São Luis, no Maranhão, os termômetros chegam a 29ºC e a mínima é de 23ºC e o céu será de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.

Inmet alerta sobre calor

No início da próxima semana, a terceira onda de calor registrada no país, desde o início de 2025, deve alcançar os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, ainda neste domingo (16), com temperaturas máximas que podem superar em mais de 5°C a média climatológica.

A massa de ar quente e seco, que já atua no Nordeste, Sul e Sudeste se estenderá ainda pelos estados de Goiás e Bahia.

Agência Brasil

 

Acompanhe as notícias em tempo real!
Siga nosso novo perfil no Twitter/X e fique por dentro das últimas novidades sobre política, concursos e gestão pública!

Siga @portal_prefeitu agora!

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

20:39, 27 Mar

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Inmet
Tempo

INMET emite alerta de chuvas para 18 estados nesta quinta (27); veja a lista

Esses estados devem enfrentar condições climáticas instáveis, com a formação de nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia.

Chuvas.
Clima

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 12 municípios de Pernambuco; saiba locais atingidos

Os ventos devem atingir velocidades entre 40 e 60 km/h, o que aumenta risco de transtornos.

Inmet alerta sobre chuvas.
Clima

Inmet faz alerta de chuvas fortes no Nordeste com ventos de até 100 km/h

O Instituto também já havia sinalizado bandeira amarela para áreas da Região Metropolitana do Recife, da Zona da Mata Norte e da Mata Sul.

mais notícias

+

Newsletter