Apac: chuva em cidade de Pernambuco. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, na manhã desta segunda-feira, 9 de fevereiro, o alerta de chuvas para todo o estado de Pernambuco. O aviso segue válido até o fim da noite da terça-feira e indica volumes significativos de precipitação em diferentes regiões, com maior atenção para o Sertão pernambucano, onde parte dos municípios entrou em nível mais elevado de risco.
Segundo o Inmet, 51 municípios do Sertão estão sob alerta laranja, classificado como de perigo. Nesse nível, o instituto prevê acumulados que podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou alcançar entre 50 e 100 milímetros ao longo do dia. A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos, enxurradas ou dificuldades de drenagem.
Além do Sertão, outras áreas do estado permanecem sob alerta amarelo, considerado de perigo potencial. Esse aviso abrange 133 municípios pernambucanos e inclui a Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata Norte, a Zona da Mata Sul, o Agreste e parte do próprio Sertão. Nessas localidades, o Inmet indica a possibilidade de chuvas moderadas a fortes em períodos isolados, o que pode causar transtornos pontuais.
No Sertão, a atenção se volta para municípios como Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Araripina, Belém do São Francisco, Betânia, Bodocó, Bom Conselho, Buíque, Cabrobó, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Custódia, Exu, Flores, Floresta, Granito, Iati, Ibimirim, Iguaracy, Inajá, Ipubi, Itacuruba, Itaíba, Jatobá, Lagoa Grande, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Quixaba, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, São José do Belmonte, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tupanatinga e Verdejante.
A orientação geral do instituto é que a população acompanhe as atualizações oficiais e observe mudanças no tempo ao longo do dia. A permanência do alerta até a noite da terça-feira indica que o cenário de instabilidade deve continuar, exigindo atenção contínua em todas as regiões do estado.
1
2
01:33, 26 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
Inmet emite alertas de chuvas para o Agreste e Sertão de Pernambuco, com precipitações de até 100 mm e ventos de 100 km/h.
Segundo o órgão, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Uma frente fria também avança pela costa das regiões Sul e Sudeste, derrubando as temperaturas máximas no leste dessas regiões.
mais notícias
+