Inmet alerta para acúmulo de chuvas em Pernambuco. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira, 15 de agosto, um alerta de acúmulo de chuva para Pernambuco, válido até as 10h do sábado (16). O aviso, de grau de “perigo”, prevê precipitações entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas vulneráveis.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também fez alerta para chuvas na Zona da Mata e no Grande Recife.
Entre 17h de quinta-feira (14) e 5h desta sexta (15), os maiores acumulados foram registrados em:
Recomendações do Inmet:
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), renovou o alerta meteorológico na manhã desta sexta-feira, 15 de agosto, em duas regiões do estado. Na quinta (14), o órgão emitiu um aviso climático de observação, com previsão para a continuidade das precipitações, no entanto, o nível foi elevado para "estado de atenção".
Veja regiões atingidas
De acordo com a Apac, o sistema meteorológico conhecido como Cavado continua favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva moderada a forte ao longo desta sexta (15), resultando em acumulados acima dos 50 mm.
Já na Mata Sul, a intensidade pode variar de moderada a pontualmente forte.
A população deve seguir as orientações da Defesa Civil.
1
2
3
18:34, 06 Nov
28
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo o órgão, o aviso é válido até sexta-feira, 7, com possibilidade de chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.
O INMET divulgou a previsão do tempo para a semana de 3 a 7 de novembro de 2025, destacando condições de calor e baixa umidade para a maior parte da Região Nordeste.
O instituto é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
mais notícias
+