Chuvas em PE: guarda-chuva em temporal. Foto: Divulgação/INMET. Arte: Portal de Prefeitura
O domingo, 9 de novembro, deve ser de tempo instável em grande parte do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Moradores devem redobrar a atenção e tomar precauções para evitar acidentes e transtornos.
De acordo com o Inmet, os temporais podem registrar precipitações entre 30 e 60 mm por hora, ou entre 50 e 100 mm ao longo do dia, acompanhadas de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Esses fenômenos aumentam o risco de queda de árvores, alagamentos, danos em plantações e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
O alerta também aponta que estados do litoral, como Paraná, São Paulo e Santa Catarina, podem registrar ventos costeiros de grande perigo. Já outras regiões, como Goiás, Tocantins, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais e Rondônia, terão chuvas intensas classificadas em nível médio de alerta.
Além disso, há risco de tempestades severas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás e Rondônia. O Inmet reforça a importância de manter atenção especial às condições do tempo e evitar áreas alagadas ou de risco.
Na sexta-feira, 7 de novembro, um tornado atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, com ventos de até 250 km/h. A passagem do fenômeno deixou seis mortos e mais de 400 pessoas feridas. A cidade teve destruição generalizada, e o governo federal reconheceu a situação de calamidade pública. A tragédia alerta para a necessidade de atenção máxima durante eventos meteorológicos extremos, como os previstos para o domingo.
Durante chuvas intensas e ventos fortes, é recomendável:
O domingo deve ser marcado por mudanças rápidas no clima e possíveis transtornos em várias regiões do país. A população deve se preparar, seguir orientações das autoridades e acompanhar a evolução dos alertas do Inmet para garantir segurança.
2
4
14:43, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+