11 de janeiro de 2025 às 17:40 - Atualizado às 17:40
Imagem ilustra uma forte chuva. Foto: Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na manhã deste sábado, 11 de janeiro, dois alertas de chuvas que podem chegar a 100 mm/dia e ventos até 100 km/h em Pernambuco.
Segundo o órgão, existe risco corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. De acordo com a previsão, as regiões em riscos são o Sertão, Agreste e Zona da Mata. O aviso é válido para até este domingo (12).
O instituto instrui para a população das áreas atingidas que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
O Inmet também pede que se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um alerta para as regiões do Agreste e do Sertão de Pernambuco devido ao aumento das instabilidades climáticas.
O Agreste, que estava em estado de observação, passou para estado de atenção, enquanto o Sertão permanece nesse nível de alerta.
De acordo com as previsões, são esperadas pancadas de chuva de intensidade moderada a forte entre a tarde e a noite deste sábado, 11 de janeiro, e a madrugada e manhã de domingo, 12 de janeiro.
As chuvas podem vir acompanhadas de ventos fortes, raios e trovões, com maior incidência nas regiões de Petrolina, Agreste Meridional e Agreste Central.
A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados e seguir as recomendações de segurança, como evitar áreas de risco de alagamentos e deslizamentos. Em caso de emergência, os moradores devem acionar as autoridades competentes.
1
2
20:57, 23 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
Previsão indica pancadas com intensidade de moderada a potencialmente forte entre a noite desta terça (21) e madrugada e manhã da quarta-feira (22).
Uma faixa que se estende do norte do Amapá ao sudoeste do Rio Grande do Sul, passando por 21 estados e pelo Distrito Federal, tem previsão de altos volumes neste domingo (19).
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso meteorológico de perigo potencial para chuvas intensas em grande parte do país, abrangendo 19 estados.
mais notícias
+