Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

VÍDEO: chuvas intensas alagam Garanhuns, atingem 122 mm em apenas 6 horas e supera média de janeiro

A força das águas também causou problemas em residências e estabelecimentos, prejudicando a rotina de muitos moradores.

Gabriel Alves

11 de janeiro de 2025 às 10:21   - Atualizado às 10:38

Chuvas e alagamento em Garanhuns.

Chuvas e alagamento em Garanhuns. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

As fortes chuvas que atingiram Garanhuns, na sexta-feira, 10 de janeiro, causaram diversos transtornos à população. Em um intervalo de menos de seis horas, foram registrados 122,68 mm de chuva, quase o triplo da média histórica esperada para todo o mês de janeiro, que é de 45 mm.

A intensa precipitação provocou alagamentos em vários pontos da cidade, transformando ruas em verdadeiras correntezas, dificultando o tráfego de veículos e a circulação de pedestres. A força das águas também causou problemas em residências e estabelecimentos, prejudicando a rotina de muitos moradores.

O temporal, que chegou em meio a um período de calor intenso, foi acompanhado por raios e trovões. Além disso, houve registro de queda de energia em algumas áreas da zona urbana, embora o fornecimento tenha sido rapidamente restabelecido.

Segundo o monitoramento climático, as condições atmosféricas na região ainda são favoráveis a chuvas localizadas, o que exige atenção dos moradores e das autoridades para evitar novos transtornos.

INMET prevê janeiro com CHUVAS acima da média no NORDESTE

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de janeiro indica chuvas entre a média climatológica e acima da média em grande parte das Regiões Norte, Sul e do leste e norte do Nordeste.

No entanto, em algumas áreas dessas Regiões, como Rondônia, sudeste e norte do Pará, sul e norte do Tocantins, região central do Maranhão, oeste da Bahia e sul do Rio Grande do Sul, os acumulados poderão variar entre próximo e abaixo da média histórica.

Por outro lado, em São Paulo e áreas localizadas no centro-sul do Rio de Janeiro, os acumulados poderão ficar na normalidade ou acima da média, enquanto que Minas Gerais e Espirito Santo poderão registrar precipitação abaixo da média.

Na Região Centro-Oeste, a previsão aponta para precipitação dentro da normalidade e acima da média em grande parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Veja Também

Porém, em Goiás e áreas no noroeste e sudeste do Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva podem ficar abaixo da climatologia.

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em grande parte do país, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso, principalmente no norte do país, onde as temperaturas médias do ar podem ultrapassar os 28ºC.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:45, 17 Abr

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Xand de Pilares.
Música

Recife recebe turnê de Xand de Pilares e Grupo Revelação; veja quando

Os ingressos começam a ser vendidos neste mês. A nova fase do espetáculo reúne diferentes momentos da trajetória do grupo.

Júnior Matuto.
Paulista

Justiça manda fechar empreendimento por suspeita de fraude envolvendo ex-prefeito Júnior Matuto

De acordo com o MPPE, um terreno público teria sido concedido de forma irregular a uma empresa ligada a empresário aliado do ex-gestor municipal, que nega irregularidades.

Raquel Lyra segurando bandeira de Pernambuco.
Levantamento

Raquel Lyra é aprovada por 61% dos pernambucanos, aponta pesquisa Datafolha

O instituto ouviu 1.022 eleitores de 13 a 15 de abril. O estudo foi registrado no TSE com o número PE-04713/2026.

mais notícias

+

Newsletter