Chuvas em PE: guarda-chuva em temporal. Foto: Divulgação/INMET. Arte: Portal de Prefeitura
Parte do estado de Pernambuco permanece sob risco de chuvas nesta terça-feira, 20 de maio. No entanto, a previsão indica maior intensidade das precipitações especialmente na Zona da Mata Sul e em um município da Região Metropolitana, todos próximos à faixa litorânea. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o Inmet, 63 municípios pernambucanos estão sob a classificação de bandeira amarela, o que representa Perigo Potencial. Nessa condição, é possível um acúmulo de água de até 50mm. As cidades afetadas estão localizadas nas zonas da Mata Norte e Sul, além de áreas da Região Metropolitana do Recife.
Além disso, outros 14 municípios entraram na classificação de bandeira laranja, que representa risco maior. Nesta categoria, há possibilidade de acumulado de até 100mm de água. A maioria dessas cidades (13) pertence à Zona da Mata Sul, enquanto apenas um município está localizado na Região Metropolitana.
Confira os municípios sob bandeira laranja:
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, no início da manhã desta terça-feira, 20 de maio, um novo alerta de chuvas para o estado. De acordo com o comunicado oficial, há previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada e, pontualmente, forte em diversas regiões.
O aviso de número 46/2025 tem validade até o fim do dia e inclui o Grande Recife, além das zonas da Mata Norte e Mata Sul.
Segundo a Apac, o canal de umidade continua atuando sobre o estado, o que mantém as condições favoráveis à ocorrência de chuvas. No comunicado, a agência destaca:
"O canal de umidade ainda favorece chuva em todas as regiões pernambucanas. Nas regiões do Agreste, Mata Sul, Mata Norte e Metropolitana do Recife deverão ocorrer pancadas com intensidade moderada e ocasionalmente forte ao longo desta terça-feira."
2
20:40, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+