Segundo a Agência, a associação de dois sistemas meteorológicos (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e Distúrbio Ondulatório de Leste) são os responsáveis por ocasionar possíveis trovoadas.
Apac avisa sobre chuva forte em regiões de PERNAMBUCO Foto: Divulgação/Arte Portal de Prefeitura
A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) indica a possibilidade de pancadas de chuva com intensidade moderada a partir da noite desta segunda-feira, 3 de fevereiro.
Além disso, as chuvas devem se estender ao longo da terça-feira (4), atingindo as regiões da Mata Norte, Mata Sul, Agreste e a Região Metropolitana do Recife.
Dois sistemas meteorológicos estão associados a essas condições climáticas: o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e o Distúrbio Ondulatório de Leste. Ambos são responsáveis por ocasionar possíveis trovoadas.
Diante desse cenário, a população deve seguir rigorosamente as orientações da Defesa Civil para evitar riscos e transtornos.
Calor no Brasil
Enquanto algumas regiões enfrentam chuvas intensas, outras lidam com uma onda de calor. O mês de fevereiro começou com temperaturas elevadas em várias áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, que segue válido até a próxima quarta-feira (5).
Segundo o Inmet, os avisos amarelo e laranja indicam perigo potencial e perigo para diversas regiões. No caso do aviso laranja, há um alerta especial para o sudoeste e o noroeste do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre. Já o aviso amarelo cobre o oeste de Santa Catarina, além do noroeste gaúcho.
A previsão aponta temperaturas máximas entre 35°C e 40°C em uma ampla área do Rio Grande do Sul. Além disso, na Grande Porto Alegre, os termômetros podem se aproximar dos 40°C nos próximos dias.
No restante do Brasil, o Inmet prevê chuvas dentro ou acima da média climatológica em grande parte das regiões Norte e Nordeste. No entanto, algumas áreas, como o leste do Acre, o sul do Pará e do Amazonas, parte de Rondônia e do Tocantins, além da Bahia, podem registrar volumes de chuva abaixo da média esperada.
Além disso, volumes inferiores a 80 mm são previstos para o leste da Bahia, Alagoas e Sergipe. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, podem ocorrer chuvas abaixo da média.
Contudo, há exceções. No noroeste de Mato Grosso, no norte de Mato Grosso do Sul e na faixa leste de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, a previsão indica chuvas próximas ou até acima da média, com volumes que podem ultrapassar os 160 mm.
No que diz respeito às temperaturas, a tendência é de valores acima da média em grande parte do país. Em especial, as regiões Norte e Nordeste devem registrar temperaturas superiores a 26°C, reforçando a sensação de calor intenso.
2
00:45, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Além disso, no alerta mais recente a agência indicou pancadas de chuva de intensidade moderada, com possibilidade de serem pontualmente mais fortes.
mais notícias
+