Apac divulga previsão do final de semana. Foto: Divulgação
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) atualizou, nesta quinta-feira, 17 de julho, a tendência de precipitação para os próximos cinco dias em todas as regiões do estado.
O boletim indica o retorno das chuvas principalmente nas áreas do Litoral Norte, Região Metropolitana e Mata Sul, com destaque para o domingo (20), quando essas áreas devem registrar chuvas entre fraca e moderada.
Segundo os dados divulgados pela Apac, a sexta-feira (18) e o sábado (19) devem seguir com pouca ou nenhuma chuva na maior parte do estado. Algumas regiões da faixa litorânea podem registrar pancadas leves, com volume inferior a 10 mm. O Agreste, o Sertão de Pernambuco e o Sertão do São Francisco têm previsão de tempo seco durante todo o período analisado.
De acordo com o levantamento da Apac, o domingo (20) marca o início de um novo período de instabilidade atmosférica nas regiões litorâneas. A previsão aponta chuvas entre fraca e moderada em três áreas: Litoral Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul. Essas chuvas podem ter volumes de até 30 mm, conforme a escala da própria Apac.
A tendência de precipitação continua nos dias seguintes. Tanto na segunda (21) quanto na terça-feira (22), essas mesmas regiões devem permanecer com chuvas fracas a moderadas, enquanto o restante do estado segue com tempo estável.
A Mata Sul é a única área que apresenta possibilidade de chuvas por três dias consecutivos — domingo, segunda e terça. Isso indica a atuação de sistemas úmidos, típicos desta época do ano no litoral pernambucano, embora o volume acumulado não represente risco elevado, segundo a Apac.
As regiões do Sertão do São Francisco, Sertão de Pernambuco e Agreste apresentam baixa probabilidade de chuva até o início da próxima semana. Para esses locais, a previsão indica tempo seco e estável, o que mantém o cenário comum para o período de estiagem típico dessas áreas.
O boletim divulgado nesta quinta destaca que os dados representam a projeção de um modelo meteorológico e podem passar por atualizações a qualquer momento, dependendo das condições climáticas. A Apac reforça que, mesmo com baixa probabilidade, ainda podem ocorrer mudanças pontuais e localizadas.
Neste boletim, nenhuma região apresenta previsão de chuvas fortes ou moderadas a fortes, o que indica baixo risco de alagamentos ou transtornos urbanos.
A Apac orienta a população a acompanhar diariamente os boletins oficiais, que são atualizados com base nos modelos meteorológicos mais recentes. As informações completas podem ser acessadas no site www.apac.pe.gov.br.
2
4
22:56, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Além disso, no alerta mais recente a agência indicou pancadas de chuva de intensidade moderada, com possibilidade de serem pontualmente mais fortes.
A Apac orienta a população para redobrar os cuidados, principalmente em áreas suscetíveis a alagamentos ou deslizamentos.
Alertas emitidos na sexta-feira, 6 de fevereiro, apontavam a possibilidade de pancadas de chuva moderadas, com ocorrência pontual de chuva forte em diversas áreas do estado.
mais notícias
+