A lista São Paulo também inclui Ana Carolina Oliveira (Podemos), mãe da menina Isabella Nardoni, assassinada em 2008, além de Dr. Murillo Lima (PP), Sargento Nantes (PP) entre outros.
Vereador mais votado de São Paulo. Foto: Arte/Portal de Pernambuco
Lucas Pavanato (PL), de 26 anos, foi eleito o vereador mais votado da cidade de São Paulo, obtendo 161.386 votos. Pavante é presente nas redes sociais, sendo visto também como sucessor do ex-vereador Fernando Holiday, de quem foi assessor.
Em sua campanha, Pavanato apresentou propostas que incluem a proibição de pessoas trans em banheiros femininos e a investigação de grupos que ele classifica como "terroristas" por invadirem propriedades na cidade. Ele também afirma que "não existe criança trans" e pretende proibir hospitais de realizar procedimentos de redesignação de gênero em crianças.
Pavanato recebeu apoio de figuras influentes, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Nikolas Ferreira. Em sua declaração após a vitória, ele enfatizou que "a direita veio para ficar" e prometeu trabalhar para "endireitar" a cidade de São Paulo.
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
A lista dos vereadores mais votados de São Paulotambém inclui Ana Carolina Oliveira (Podemos), mãe da menina Isabella Nardoni, assassinada em 2008, além de Dr. Murillo Lima (PP), Sargento Nantes (PP), Amanda Paschoal (PSOL), Rubinho Nunes (União Brasil) e Luna Zarattini (PT). Todos esses candidatos obtiveram mais de 100 mil votos.
O PL foi o partido que elegeu o maior número de prefeitos nas 103 maiores cidades do País. Ao todo, a legenda de Valdemar Costa Neto fez 10 prefeitos nos principais centros urbanos do País, sendo seguida pelo União Brasil, que fez nove prefeitos.
O PT, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, elegeu apenas dois prefeitos no primeiro turno nesse rol das maiores 103 cidades. Nos dois casos, tratam-se de prefeitas que tentavam a reeleição: Marília Campos, em Contagem (MG), e Margarida Salomão, em Juiz de Fora (MG).
Partidos de centro-direita como o PP (7), PSD (5), MDB (5) e Republicanos (4) também conseguiram eleger prefeitos no primeiro turno e aguardam o resultado do segundo turno para adicionar mais representantes no Executivo municipal.
Esses 103 municípios são aqueles que, por terem mais de 200 mil eleitores, têm a possibilidade de realizar um segundo turno das eleições. Nesses municípios, estão concentrados 60,5 milhões dos 155 milhões de eleitores brasileiros aptos a votar neste ano.
Os resultados eleitorais nessas prefeituras são importantes pela influência que os eleitos adquirem e porque indicam como o eleitorado tem se guiado nos principais centros urbanos do Brasil.
A seguir, o número de prefeitos que cada partido conseguiu eleger já no primeiro turno nesse grupo de 103 maiores cidades do País:
- PL: 10
- União Brasil: 9
- PP: 7
- PSD: 5
- MDB: 5
- Republicanos: 4
- Podemos: 3
- PT: 2
- PSDB: 2
- PSB: 2
- Novo: 1
- Avante: 1
O PL ainda é o partido com mais candidatos no segundo turno, com 24 disputas em aberto. Neste recorte, o PT é a sigla que vem logo atrás da legenda de Valdemar e de Jair Bolsonaro, com 13 candidatos no segundo turno.
O partido de Bolsonaro tem 13 candidatos que foram para o segundo turno à frente de seus adversários, enquanto a legenda de Lula tem apenas cinco candidatos nessas circunstâncias - o que demonstra a dificuldade que os petistas terão para virar alguns cenários e tentar eleger mais prefeitos.
- PL: 24
- PT: 13
- União Brasil: 11
- PSD: 10
- MDB: 9
- Republicanos: 7
- PP: 6
- PSDB: 5
- Podemos: 5
- PDT: 4
- Psol: 2
- PSB: 2
- Novo: 2
- Solidariedade: 1
- PMB: 1
- Cidadania: 1
- Avante: 1
Demonstração de força
O resultado do primeiro turno das eleições municipais deste ano representa a primeira demonstração de força a nível municipal da "profissionalização política do bolsonarismo".
O grupo político do ex-presidente, em 2020, ainda encontrava-se disperso em várias legendas, já que o próprio Bolsonaro estava sem partido. Foi somente no fim de 2021 que o ex-presidente filiou-se ao PL e deu início ao processo de "profissionalização" na política.
3
4
12:24, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
mais notícias
+