Lula sanciona transferência simbólica da capital do Brasil para Belém durante a COP 30. Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Belém será oficialmente a capital do Brasil entre os dias 11 e 21 de novembro de 2025, durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30). A mudança temporária da sede do governo federal, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem caráter simbólico e político para ressaltar a importância da Amazônia na discussão ambiental global.
A transferência, prevista no artigo 48, inciso VII, da Constituição Federal, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (4). Durante o evento, todos os atos e despachos do presidente da República, ministros e demais autoridades federais serão oficialmente registrados como emanados de Belém, reforçando o papel estratégico da cidade e da região paraense no cenário mundial das negociações climáticas.
Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a medida serve para prestigiar o calor humano e o engajamento da população local na realização da COP, destacando o compromisso brasileiro com os desafios do meio ambiente. Além disso, a mudança permitirá que os três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — possam instalar-se em Belém para conduzir suas atividades durante os dez dias do evento.
O projeto de lei que autorizou essa transferência temporária foi de autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG) e aprovado sem resistências no Congresso Nacional. Essa não é a primeira vez que o país adota esse tipo de medida: em 1992, a capital foi transferida temporariamente para o Rio de Janeiro durante a Eco-92, outra conferência ambiental que colocou o Brasil em destaque no cenário internacional.
A COP 30 representa uma oportunidade fundamental para o Brasil reafirmar compromissos em áreas estratégicas como energias renováveis, agricultura de baixo carbono e proteção das florestas, que são temas centrais para o futuro do planeta e que devem dominar as discussões globais no evento. Realizar a conferência em Belém também reforça a relevância da Amazônia como um ativo ambiental vital para o mundo.
Durante o período da conferência, espera-se um aumento da interlocução entre autoridades brasileiras e delegações estrangeiras, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e institucional da região. Esta mudança temporária reforça o protagonismo do Brasil no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas e na formulação de estratégias sustentáveis.
A cada edição, a COP reúne líderes mundiais para debater e avançar nas ações contra o aquecimento global. Com essa movimentação política e simbólica, o Brasil reforça sua posição de destaque e seu compromisso com uma agenda ambiental ambiciosa e de alcance global.
1
2
3
4
13:40, 11 Nov
31
°c
Fonte: OpenWeather
A lei declarou o 20 de novembro feriado em todo o país para valorizar a herança afro-brasileira e combater o racismo.
Na ocasião, foram apreendidas grandes quantidades de garrafas, rótulos, selos e tampas, que eram enviados a diversos compradores para o envasamento de bebidas em fábricas clandestinas
O IPCA registrou elevação de apenas 0,09% em outubro, em queda frente aos 0,48% de setembro, impacto da energia elétrica foi decisivo.
mais notícias
+