Biscoito maisena tem substância cancerígena. Foto: Divulgação
Um estudo realizado pelo Instituto de Defesa de Consumidores (IDEC) trouxe à tona preocupações sobre a presença de agrotóxicos em produtos alimentícios ultraprocessados. Sobretudo, a pesquisa, intitulada “Tem Veneno Nesse Pacote”, revelou que biscoitos maisena estão entre os itens mais contaminados, com substâncias de potencial cancerígeno detectadas em amostras de duas marcas populares no Brasil.
A pesquisa, conduzida em 2024, analisou 24 produtos de diferentes categorias e utilizou testes avançados capazes de detectar resíduos de até 563 agrotóxicos distintos.
Entre as amostras, os biscoitos mais contaminados foram os Maizena Marilan e Maizena Triunfo, que apresentaram quatro tipos diferentes de agrotóxicos, com destaque para o glifosato, o herbicida mais comum nos testes.
Além dos biscoitos, a pesquisa também examinou outros produtos ultraprocessados, como macarrão instantâneo, presunto cozido, bolo de chocolate pronto, sobremesa petit suisse de morango, bebida láctea de chocolate, hambúrguer vegetal e empanado vegetal com sabor de frango.
Muitos desses alimentos também apresentaram altos níveis de contaminação e não passaram no teste.
O glifosato foi o agrotóxico mais encontrado, presente em sete das 24 amostras analisadas. A substância é amplamente utilizada na produção de farinha de trigo, um dos ingredientes principais tanto nos biscoitos quanto nos alimentos empanados.
No entanto, a classificação do glifosato como um possível cancerígeno ainda gera debate.
Sendo assim, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), da Fiocruz, classificou o glifosato como um cancerígeno provável, colocando-o na categoria 2A.
Em 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impôs algumas restrições ao uso do herbicida no Brasil. Porém, ele continua sendo amplamente utilizado, levantando questões sobre a segurança alimentar e a exposição contínua dos consumidores a esses produtos.
1
2
3
4
13:57, 15 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
A Agência enfatiza a necessidade de que esses procedimentos sejam realizados por profissionais devidamente habilitados, em locais devidamente autorizados.
Segundo a procuradoria, os argumentos dos advogados do ex-presidente não apresentam critérios para retirar os ministros do caso.
Por se tratar de um concurso com final zero, o prêmio recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.
mais notícias
+