Pernambuco, 05 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Safra de café deve bater recorde em 2026, com alta de 17,1%, projeta a Conab

De acordo com a companhia, a melhora da produtividade se deve às condições climáticas mais favoráveis e à adoção de tecnologias e boas práticas de manejo nas lavouras.

05 de fevereiro de 2026 às 13:20   - Atualizado às 13:22

Safra de Café.

Safra de Café. Foto: Reprodução/Ilustrativa

A produção brasileira de sacas beneficiadas de café pode ser recorde e subir 17,1% em 2026, de acordo com projeção divulgada nesta quinta-feira, 5 de janeiro, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o 1º Levantamento da Safra de Café em 2026, o volume produzido deve somar 66,2 milhões de sacas beneficiadas, superando o ciclo anterior, de 2025.

Se confirmado o resultado, este será um novo recorde na série histórica da Companhia, ultrapassando a safra de 2020, quando foram colhidas 63,1 milhões de sacas”, informou a Conab.

Mais terra e produtividade

O crescimento se deve a fatores como o aumento de 4,1% na área usada para a produção, também em relação ao ano passado. A estimativa é que 1,9 milhão de hectares sejam plantados na atual temporada.

A Conab projeta ainda elevação de 12,4% na produtividade em relação à safra passada, com uma colheita de 34,2 sacas por hectare.

Veja Também

De acordo com a companhia, a melhora da produtividade se deve às condições climáticas mais favoráveis e à adoção de tecnologias e boas práticas de manejo nas lavouras.

Arábica e conilon

Com relação à produção de café arábica, a colheita estimada é de 44,1 milhões de sacas – aumento de 23,3% na comparação com o ciclo 2025.

Essa elevação é atribuída ao crescimento de área em produção, às condições climáticas mais favoráveis e à bienalidade positiva”, detalhou a companhia.

A expectativa é também de aumento na colheita do café tipo conilon. A safra estimada é de 22,1 milhões de sacas, o que representa alta de 6,4% na comparação com a produção obtida em 2025.

De acordo com a Conab, se confirmada essa projeção, será estabelecido novo recorde, motivado pelo crescimento da área em produção e das condições climáticas mais favoráveis até o momento.

Agência Brasil 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:55, 05 Mai

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Queda de avião em BH
Cronologia

Queda de avião em BH: voo durou apenas três minutos e ação rápida dos bombeiros evitou explosão

O avião decolou às 12h16 e minutos depois o piloto declarou emergência do tipo "mayday", devido a perda de controle da subida.

Queda de avião em BH: filho do prefeito de Jequitinhonha está entre os mortos
Identificado

Queda de avião em BH: filho do prefeito de Jequitinhonha está entre os mortos

Além dele, o Corpo de Bombeiros informou que o impacto causou a morte imediata de mais duas pessoa.

Mega-Sena.
Sorte

Loterias sorteiam mais de R$ 45 milhões nesta terça (5); veja como concorrer

O valor corresponde a cinco concursos, sendo a Timemania a maior premiação da sequência. Na quarta (6) quem brilha é a +Milionária com prêmio estimado em R$ 39 milhões.

mais notícias

+

Newsletter