Pernambuco, 19 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Relógio alertará vítimas de violência doméstica de aproximação do agressor; veja detalhes

Segundo a secretária nacional de Acesso à Justiça, Sheila de Carvalho, a iniciativa busca tornar mais eficaz a proteção concedida pela Justiça.

Ricardo Lélis

26 de março de 2026 às 11:25   - Atualizado às 11:28

Mulher em situação de violência.

Mulher em situação de violência. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o programa Alerta Mulher Segura, que prevê o uso de um relógio de monitoramento para mulheres vítimas de violência doméstica capaz de emitir alerta em tempo real caso o agressor se aproxime, violando a medida protetiva. O dispositivo será integrado à tornozeleira eletrônica do agressor e acionará também as autoridades de segurança.

Segundo a secretária nacional de Acesso à Justiça, Sheila de Carvalho, a iniciativa busca tornar mais eficaz a proteção concedida pela Justiça. Em entrevista à Globonews, ela afirmou que o sistema permitirá acompanhar simultaneamente o agressor e a vítima.

De acordo com a secretária, quando o agressor ultrapassar a distância mínima determinada pela Justiça, o dispositivo emitirá alertas automáticos. A notificação será enviada à vítima, às autoridades de segurança pública e às viaturas mais próximas.

"Teremos a tornozeleira e teremos o relógio de monitoramento para casos de alta periculosidade ou de risco de vida em relação à mulher, que quando essa tornozeleira entrar no perímetro de proteção do relógio, não só as autoridades públicas serão acionadas, a autoridade local de segurança pública será acionada, como as viaturas próximas desse perímetro de violação, mas também a própria mulher receberá um aceno, receberá uma notificação de que ela está em risco", disse Sheila.

O dispositivo para a vítima será um smartwatch desenvolvido com tecnologia brasileira, semelhante a modelos comerciais, com o objetivo de não estigmatizar a usuária.

Veja Também

Segundo o ministério, o equipamento não depende de conexão com a internet e pode ser utilizado mesmo fora da residência. Já a tornozeleira eletrônica do agressor será mais avançada tecnologicamente e não exigirá recarga frequente na tomada.

O governo federal informou que investirá cerca de R$ 25 milhões na iniciativa, com capacidade inicial para atender até 5 mil mulheres a priori.

A tecnologia será oferecida aos Estados, responsáveis pela implementação do sistema no âmbito da segurança pública, e deverá começar a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano. O programa integra o Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio

Segundo o ministério, após o fim da necessidade de monitoramento da vítima, o equipamento poderá ser reaproveitado para outros casos.

A iniciativa ocorre após o Senado Federal aprovar na última quarta-feira, 18, um projeto que exige o uso imediato de tornozeleira eletrônica por homens acusados de violência doméstica contra mulheres ou crianças. O texto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção presidencial.

A proposta determina a instalação do equipamento logo após a concessão da medida protetiva e autoriza delegados a aplicarem a decisão em cidades sem juiz, com análise posterior do magistrado em até 24 horas.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:42, 19 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Renan Santos, candidato a presidência da República
Proposta

Renan Santos defende projeto de bomba atômica no Brasil e afirma que a soberania estaria segura; vídeo

Renan Santos relacionou a eventual produção de armamento nuclear à necessidade de ampliar o peso geopolítico brasileiro

Clarissa Oliveira, da CNN Brasil fala do evento de Lula em São Bernado
Público

Jornalista da CNN afirma que público em comício de Lula foi "orquestrado"

Clarissa Oliveira avaliou que a presença do público teria sido resultado de uma mobilização previamente organizada pela campanha

Polícias dos dois estados se uniram na operação realizada nesta quarta (19).
Operação

Investigado por morte de policial na Paraíba morre em confronto com a Polícia Civil no Acre

Jorge Henrique dos Santos Fernandes estava escondido havia cerca de dois anos e foi localizado durante a Operação Rastro.

mais notícias

+

Newsletter