Pernambuco, 10 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Rede social X, bloqueada no Brasil, é proibida em mais oito países; saiba quais

A maioria dos casos de suspensão está relacionada a questões políticas e de segurança. 

05 de setembro de 2024 às 16:31   - Atualizado às 17:43

Ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Ministro do STF, Alexandre de Moraes. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

Além do Brasil, onde a suspensão do X, antigo Twitter,  foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, devido à recusa de Elon Musk, proprietário do X, em designar um representante legal no país, outros oito países também bloquearam o uso do aplicativo. 

Os países que impuseram bloqueios ao X são Rússia, China, Coreia do Norte, Irã, Turcomenistão, Mianmar, Paquistão e Venezuela. A maioria dos casos de suspensão está relacionada a questões políticas e de segurança.

Os países que impuseram bloqueios ao X são Rússia, China, Coreia do Norte, Irã, Turcomenistão, Mianmar, Paquistão e Venezuela. A maioria desses bloqueios está relacionada a questões políticas e de segurança. Os primeiros a banirem o X foram a China e o Irã, em 2009, seguidos pelo Turcomenistão, em 2010. A Coreia do Norte fez o mesmo em 2016. Mais recentemente, Mianmar, Rússia e Paquitão também bloquearam a rede social em 2021. 

Lula sobre o bloqueio do X 

O governo federal vai continuar exigindo que a Starlink cumpra a ordem judicial de bloqueio da rede social X no Brasil, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nesta quarta-feira, 4 de setembro, no programa "Bom dia, Ministro" do Canal Gov.

“No Brasil, ordem judicial se cumpre. Quando uma determinada empresa descumpre uma decisão judicial, como estava descumprindo, e mais do que isso, ainda chega ao tom de provocar, de afrontar, ela merece toda a repulsa da população brasileira, do governo e do país".

A Agência Nacional de Telecomunicações notificou na sexta-feira (30) todas as operadoras de internet do país para cumprirem a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e que foi respaldada pela 1ª Turma da corte.

"Nós temos soberania nacional, nós temos a democracia, uma constituição que é obedecida por todos e não é um sujeito com maior poderio econômico, ricaço de fora do país, que vai afrontar o Brasil. Não vamos admitir isso jamais”, disse o ministro.

Leia Também

O descumprimento de ordem judicial, segundo o ministro, não será só de multa, mas também a abertura de um processo de cassação da outorga da prestação do serviço no Brasil.

“Se eles não cumprirem isso, naturalmente a Anatel e o Ministério das Comunicações vão abrir um processo de cassação dessa outorga. Mas a gente espera que a decisão judicial no Brasil seja cumprida”, finalizou.

 

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

22:25, 10 Set

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Dono de supermercado espanca e toca fogo em homem que furtou sandália
Reação

Dono de supermercado espanca e toca fogo em homem que furtou sandália

Após ser abandonado em área rural, o rapaz conseguiu se arrastar até uma fazenda próxima, onde foi socorrido por um morador.

Persidente Lula.
Afirmação

Lula diz querer retomar obras em rodovia da Amazônia que foi criticada por ambientalistas

Em julho, a Justiça Federal mandou suspender a licença prévia para reconstrução e asfaltamento do trecho do meio da BR-319. O trecho central, de 405 quilômetros, corta algumas das porções mais preservadas da Floresta Amazônica.

Polícia Federal.
Crime

Marido de deputada federal e dois PMs do BOPE são presos por suposta tentativa de compra de votos

Na delegacia, foram autuados pelos crimes de compra de votos e associação criminosa.

mais notícias

+