Pernambuco, 18 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Quinta-Feira Santa e Tiradentes são feriados? Veja o que diz leis trabalhistas sobre

Entenda se o empregador pode exigir trabalho nesses dias e quais são os direitos dos trabalhadores em relação ao pagamento e folgas.

15 de abril de 2025 às 13:35   - Atualizado às 13:54

Semana Santa.

Semana Santa. Foto: Reprodução

As duas próximas semanas serão mais curtas devido à celebração da Quinta e Sexta-Feira Santa, além do feriado de Tiradentes na segunda-feira, 21 de abril. Diante disso, muitos trabalhadores ficam em dúvida: é ou não é feriado?

A Sexta-Feira Santa e o Dia de Tiradentes são feriados previstos em lei. Portanto, caso o trabalhador seja convocado a trabalhar nesses dias, ele deve receber o dobro do valor do dia ou ter direito a uma folga compensatória na semana.

Já a quinta-feira (véspera da Sexta-Feira Santa) é considerada ponto facultativo. Ou seja, a empresa não é obrigada a liberar os funcionários ou pagar qualquer valor adicional, exceto em casos de horas extras, caso o colaborador trabalhe além da sua jornada normal.

Ponto facultativo 

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), decretou na segunda-feira, 7 de abril, ponto facultativo para a quinta-feira (17) da Paixão de Cristo. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado, através da Secretaria de Administração.

"Será considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta, com exceção daqueles serviços cujo funcionamento seja indispensável, a juízo do chefe do órgão", diz o texto.

Paixão de Cristo 

Aconteceu na sexta-feira, 11 de abril, a pré-estreia do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que ocorre em Fazenda Nova, distrito do município de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco.

Estiveram presentes diversos convidados, como a governadora Raquel Lyra, secretários de seu governo, prefeitos, deputados e ministros. A prévia do espetáculo apresentou ao público o que será exibido em 2025, com a encenação da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.

No elenco, rostos conhecidos encantaram o público, como Letícia Sabatella interpretando Maria, mãe de Jesus; Leopoldo Pacheco como Pilatos; Werner Schünemann como Herodes; e, estreando nos palcos, Luana Cavalcante.

O papel principal ficou com o ator José Loreto, que deu vida a Jesus Cristo. Loreto completa 20 anos de carreira em 2025, marcando também sua estreia no papel de destaque nos palcos de Nova Jerusalém.

Em coletiva à imprensa, Loreto falou sobre a experiência de interpretar Jesus e como se sentiu ao receber o convite.

"O processo aqui é muito rápido. Também nunca vivenciei isso. Cheguei aqui no dia 7, já cheguei ensaiando. Ensaiei no outro dia, e é muita marca: você olha pra cá, Pedro tá aqui, Tiago tá ali… é muita marca. Se posiciona pra luz, 40 atores em volta, 400 figurantes, é muita coisa. E eu acho que… eu acho que eu tô pronto pra estrear amanhã, sabe? Foi… é muito impressionante. A galera que já faz, muita gente faz aqui há 10, 20 anos já, eles falam: “Caraca, bicho, tu já pegou!” Eu falei: “Cara, não sou eu, não. Alguma coisa tá me dando e eu tô indo.” Porque eu não tive tempo pra ter exatidão, assim. Então, hoje foi um treino. Eu sei que tem alguns momentos que eu acho que eu tenho que fazer maior, mais grandioso, né? Porque é muita gente", disse o ator.

O artista ainda falou sobre a diferença entre a Tv, cinema e teatro, e como cada dia é uma experiência única. 

"Então, né… não vou favorecer só a galera de perto. Eu, que venho muito de cinema e TV, que a gente faz as coisas mais miúdas… aqui é um teatro muito diferente. Então, todo dia tá sendo exercício, todo dia tá sendo diferente, esses ensaios, né? Hoje, um ensaio geral. E eu acho que vai ficar muito bom a partir de amanhã. Mas sabe quando vai ficar bom mesmo? Quando acabar. Domingo, lá, dia 20, eu vou falar: “Nossa, agora eu tô pronto.” É sempre assim", completou.

Conheça mais sobre o espetáculo 

O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da vila de Fazenda Nova, distrito do município do Brejo da Madre de Deus, Pernambuco, no período de 1951 a 1962. A iniciativa foi do patriarca da família Mendonça, o comerciante e líder político local Epaminondas Mendonça. Depois de ter lido em uma revista de variedades como os habitantes da cidade de Oberammergau, na Baviera alemã, encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a ideia de realizar um evento semelhante durante a Semana Santa a fim de atrair turistas e, assim, movimentar o comércio do lugar.

Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o estado. A vila de Fazenda Nova, onde aconteceram essas primeiras encenações, fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade-teatro de Nova Jerusalém.


A ideia de construir um teatro que fosse uma pequena réplica da cidade de Jerusalém para que nela ocorressem as encenações da Paixão, foi de Plínio Pacheco, que chegou a Fazenda Nova em1956.

Mas o plano só veio a se concretizar em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade teatro de Nova Jerusalém. Desde então, já são56 anos de apresentações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores de todo o Brasil e do mundo.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

22:17, 18 Abr

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Moaradores passam mal após comerem peixes distribuídos gratuitamente pela Prefeitura Municipal.
Situação

Moradores passam mal após comerem peixes distribuídos gratuitamente pela Prefeitura Municipal

Após o consumo, diversas pessoas começaram a relatar sintomas como dores abdominais, vômito, diarreia e mal-estar.

Agentes da PRF morrem após acidente no Rio de Janeiro.
Acidente

Agentes da PRF morrem após bater em carro de passeio durante perseguição contra motociclistas

De acordo com testemunhas, os motoqueiros trafegavam sem capacete e desobedeceram à ordem de parada. A viatura passou a seguir os suspeitos.

Mosquito aedes aegypti.
Dados

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis e 668 mortes por dengue em 2025

Neste mesmo período no ano passado, quando foi registrada a pior epidemia da doença, haviam sido contabilizados mais de 4 milhões de casos suspeitos, com 3 mil fatais.

mais notícias

+

Newsletter